BRK alerta que jogar papel no vaso sanitário pode fazer esgoto voltar ao imóvel

BRK alerta que jogar papel no vaso sanitário pode fazer esgoto voltar ao imóvel
Desde o começo do ano, a concessionária registrou 87 entupimentos da rede de esgoto em Palmas por causa de resíduos descartados incorretamente. Além de papel, equipes encontraram roupas íntimas, pedaços de espuma e até brinquedos. A BRK informou que a rede sofreu com entupimentos mais de 80 vezes por causa do problema

Divulgação/BRK Ambiental

A BRK Ambiental, que cuida do fornecimento de água e esgoto em Palmas, emitiu um alerta sobre o descarte incorreto de resíduos em vasos sanitários. Entre janeiro e julho deste ano a concessionária registrou 87 casos de entupimentos da rede de esgoto na capital e boa parte destas situações foi causada por causa do problema.

"O papel higiênico é um dos maiores vilões das redes de esgoto, já que as tubulações são projetadas para receber apenas 1% de resíduos sólidos e 99% de líquidos. Já encontramos roupas íntimas, pano de chão, pedaços de espuma e brinquedos dentro das tubulações. É necessário que a população saiba que ao descartar um resíduo de modo incorreto em ralos ou vasos sanitários, isso pode resultar em entupimentos, rompimento das redes, vazamentos e até mesmo no retorno do esgoto ao imóvel", explica o responsável pelas operações da BRK Ambiental em Palmas, Dalton Bracarense.

Outros materiais que também prejudicam a rede são fios de cabelo ou fio dental , plástico, garrafas e até latas.

A BRK disse que possuí um serviço de limpeza preventiva das redes que é realizado diariamente nos pontos críticos e de maior vulnerabilidade identificados pelas equipes de manutenção. No primeiro semestre, ainda de acordo com a BRK, a limpeza preventiva foi feita em aproximadamente 89 mil metros de redes coletoras de esgotos pela cidade, em todos os bairros da cidade.

"O hidrojato é o equipamento utilizado pelas equipes para desobstruir as tubulações. Ele possui um sistema de jateamento de água, combinado com um dispositivo de sucção de efluentes e sólidos. Ele basicamente "limpa" as redes com o jateamento pressurizado de água e, quando necessário, realiza a sucção dos resíduos sólidos presentes na rede", explica Dalton Bracarense.

Anualmente a quantidade de resíduos retirados das redes de esgoto pode ultrapassar 700 toneladas. Os resíduos sólidos grosseiros são depositados em caçambas e destinados ao aterro sanitário, o restante é tratado nas estações de esgoto.

Para informações ou solicitação de serviços de água e esgoto, a BRK Ambiental disponibiliza atendimento pelo telefone 0800 644 0195 ou?WhatsApp?(11) 99988-0001.

Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.