Depois da chuva, geada e frio são esperados no país; veja onde

A trégua da chuva em algumas regiões do Brasil dará lugar a um novo desafio: o frio intenso e a possibilidade de geada.

Depois da chuva, geada e frio são esperados no país; veja onde

A trégua da chuva em algumas regiões do Brasil dará lugar a um novo desafio: o frio intenso e a possibilidade de geada.

Uma massa de ar polar avança pelo país, impulsionada por uma área de alta pressão, e promete derrubar as temperaturas a partir desta terça-feira (14).

Segundo a Climatempo, o Rio Grande do Sul será o primeiro estado a sentir os efeitos mais rigorosos do frio.

Hoje, o amanhecer será gelado em boa parte do estado, com risco de geada na Campanha Gaúcha, especialmente em cidades como Bagé, Dom Pedrito, São Gabriel e Jaguarão, onde os termômetros podem marcar até 3°C.

A sensação de frio persistirá ao longo do dia, mesmo com o sol, devido à baixa umidade do ar.

O risco de geada se estende para outras áreas do Sul do Brasil na quarta-feira (15), incluindo a serra gaúcha, a serra catarinense, regiões centrais de Santa Catarina e o sul do Paraná.

Confira as temperaturas mínimas previstas para quarta-feira:

  • Urupema (SC): -3°C
  • São Joaquim (SC): -2°C
  • Urubici (SC): -1°C
  • Bom Jardim da Serra (SC): -1°C
  • São José dos Ausentes (RS): -1°C

O frio intenso deve persistir ao longo da semana em todo o Sul do Brasil. A população é orientada a se agasalhar bem e tomar cuidado com os grupos mais vulneráveis, como idosos e crianças.

Previsão do tempo em outras regiões

  • Sudeste: Previsão de instabilidade com chuvas no litoral sul de São Paulo e baixada santista, além de São Paulo e Rio de Janeiro. Pancadas de chuva isoladas podem ocorrer no interior de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
  • Centro-Oeste: Tempo firme na maior parte da região, com pancadas de chuva no noroeste do Mato Grosso e sul/sudoeste do Mato Grosso do Sul.
  • Nordeste: Chuvas isoladas no litoral do Maranhão, Piauí e Ceará. Sol e calor no restante da região, com pancadas de chuva ao final do dia.
  • Norte: Tempo firme e ensolarado no extremo sul do Pará e sul/sudoeste do Tocantins. Chuvas intermitentes no litoral do Pará e pancadas de chuva generalizadas no restante da região.