Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Amazonas

Visitas em Unidades de Conservação do Amazonas retornam após dois meses de suspensão

Visitas haviam sido suspensas com intuito de evitar avanço da segunda onda da Covid-19 entre populações tradicionais, residentes nas áreas protegidas e regiões de entorno das unidades.


Manaus (Amazonas) - As visitas em Unidades de Conservação (UCs) do Amazonas, administradas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), foram autorizadas nesta terça-feira (13), após dois meses de suspensão. Segundo a secretaria a medida foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).

De acordo com a Sema, as visitas haviam sido suspensas com o intuito de evitar o avanço da segunda onda da Covid-19 entre as populações tradicionais, residentes nas áreas protegidas e regiões de entorno das unidades.

A portaria autoriza a reabertura das unidades de forma gradual e monitorada, mediante o cumprimento do protocolo de biossegurança para retomada da visitação, publicado no site da Sema, segundo o secretário do Meio Ambiente, Eduardo Taveira.

"É um pleito que tem sido feito para retomada consciente das atividades de turismo, favorecendo o turismo de contemplação, seguindo todas as restrições impostas para hotéis, restaurantes, flutuantes e demais estabelecimentos", disse Taveira.

O secretário informou ainda que, em caso de divergência de protocolos e medidas preventivas entre Estado e municípios onde as áreas protegidas estiverem inseridas, a medida mais restritiva deve ser vigorada.

"A visitação está autorizada, mas é preciso reconhecer que os Municípios têm autonomia para adotar as medidas que julgarem necessárias para melhor controlar o avanço da pandemia", ressaltou.

Atividades autorizadas

Conforme a portaria, fica autorizada a modalidade de turismo contemplativo, sem que haja interação com as populações tradicionais, indígenas ou agricultores familiares, residentes nas Unidades de Conservação Estaduais.

Ações de monitoramento da biodiversidade nas UCs e áreas de entorno também ficam autorizadas, desde que consentidas previamente pela Sema.

Já as reuniões presenciais de conselhos, reuniões comunitárias e encontro de gestores seguem proibidas por tempo indeterminado.

Para entrar em uma Unidade de Conservação Estadual é necessário que o visitante solicite autorização da Sema, por meio do endereço eletrônico autorizacoes@sema.am.gov.br. Denúncias de visitações ou atividades irregulares podem ser feitas ao e-mail gabinete@sema.am.gov.br.

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!