UFRR oferta 13 vagas para mestrado e doutorado em agronomia

UFRR oferta 13 vagas para mestrado e doutorado em agronomia
Edital tem oito vagas para o mestrado e cinco para o doutorado. Inscrições ocorrem de 9 de agosto e 15 de setembro no site da UFRR. Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Pedro Barbosa/G1 RR/Arquivo

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) abriu edital com 13 vagas para seleção de mestrado e doutorado em agronomia. A inscrição pode ser feita de 9 de agosto e 15 de setembro no site da instituição.

CONFIRA O EDITAL

A taxa de inscrição de R$ 150 para concorrer ao curso de mestrado e de R$ 200 para o doutorado. Os dois cursos são vinculados ao Programa de Pós-graduação em Agronomia (Posagro) da UFRR

Para o mestrado são ofertadas seis vagas na concorrência geral e duas para ações afirmativas (negros - pretos e pardos; indígenas). O doutorado oferta quatro vagas para a concorrência geral e uma para ações afirmativas (negros - pretos e pardos; indígenas).

A seleção será feita em duas etapas: prova escrita e prova de títulos. Podem concorrer ao mestrado graduados, com bacharelado ou licenciatura, em agronomia, biologia, engenharia agrícola, engenharia llorestal, zootecnia e tecnologia em agroecologia. Na ausência do diploma é permitida a apresentação de atestado ou certificado de conclusão de curso.

Para o curso de doutorado é preciso ter mestrado na área de ciências agrárias I. O resultado final do processo deve ser divulgado no dia 29 de setembro, conforme o edital.

Linhas de pesquisa do Posagro

O Posagro tem duas linhas de pesquisa. Na linha 1, Manejo de Culturas, estuda-se o aperfeiçoamento das técnicas de produção de diversas culturas com ênfase em milho, arroz, feijão, oleaginosas, mandioca, fruteiras, olerícolas e silvícolas dos trópicos. Esta linha de pesquisa engloba projetos voltados para fitotecnia, entomologia agrícola, fitopatologia, propagação de plantas, melhoramento vegetal, tecnologia de pós-colheita e processamento de alimentos.

Na linha 2, Manejo do Solo e da Água, estuda-se técnicas e práticas que visam dar suporte a produção agrícola racional, com base na fertilidade do solo, conservação e o manejo de agroecossistemas. Esta linha de pesquisa engloba projetos voltados para adubação e correção do solo, nutrição de plantas, microbiologia do solo, controle de perda de solo por erosão, recuperação de solo degradado, atributos físicos, hídricos e biológicos no sistema solo-água-planta, relação solo-paisagem, características físicas e químicas de solos em diferentes agroecossistemas, métodos e manejo de irrigação.