3º Festival Floresta Sonora promove oficinas gratuitas

3º Festival Floresta Sonora promove oficinas gratuitas
Oficinas e bate-papos serão transmitidos gratuitamente entre os dias 9 e 27 de setembro. Falando sobre “A Mulher na Arte Urbana”, Drika Chagas compartilha o passo a passo da criação com grafite.

Ygor Negrão

Durante todo o mês de agosto e início de setembro, o público poderá acompanhar as atividades ligadas ao 3º Festival Floresta Sonora, realizado pelo estúdio de música e produtora cultural que carrega o mesmo nome. Continuação dos outros dois eventos realizados em 2018 e 2019, presencialmente, o Floresta Sonora chega digital e ainda mais irreverente, apresentando uma programação artística que dialoga com o fluxo das redes sociais. As oficinas e bate-papos se transformaram em séries de conteúdo disponibilizados gratuitamente entre os dias 9 e 27 de setembro no Instagram do estúdio. Já o festival ganhou linguagem cinematográfica e será exibido no Youtube da produtora no dia 15 de setembro. O 3º Festival Floresta Sonora é um projeto patrocinado pela Lei Aldir Blanc Pará.

O público vai poder aprender sobre produção musical, criação artística, música amazônida, produção cultural, dentre outros temas que foram transformados em séries de vídeos disponibilizados no IGTV do estúdio. Serão cinco séries de quatro episódios cada, abrindo a possibilidade para comentários e perguntas que serão respondidas pelos ministrantes no final. A primeira delas será lançada no próximo dia 9 de agosto e a última finaliza no dia 27 do mesmo mês.

“São temas necessários pra nossa cidade e que a gente se questiona, como a percussão, porque a nossa rítmica é importantíssima, como finalização de áudio, um assunto super relevante pros músicos que estão começando. É um espaço pra falar e pensar sobre como a cidade funciona, sobre como é viver de música na Amazônia e sobre como a arte pode perdurar… todos esses questionamentos são coisas que eu vivo mesmo. Também tô muito feliz porque a gente conseguiu juntar pessoas muito boas”, comemora o músico Leo Chermont.

Programação formativa

Toda semana, novos temas entram em debate com convidados que fazem parte do cenário artístico do Pará. O técnico de mixagem e masterização, Diego Fadul, fala sobre “Finalização de Conteúdo Sonoro”. O produtor cultural e criador do Festival Psica, Gerson Dias, apresenta a série “Palco da Cidade: Trajetória de um Festival Independentente”. Falando sobre “A Mulher na Arte Urbana”, Drika Chagas compartilha o passo a passo da criação com grafite. Percussionista e pesquisador de sonoridades amazônidas, JP Cavalcante fala do processo d”A Música Criada na Amazônia”. E encerrando a programação, a fotógrafa Nay Jinkins conversa sobre “O Ser Criativo na Amazônia Contemporânea”, discutindo como o ambiente influencia no processo artístico de cada um.

“Eu acho que esse formato aproxima as pessoas, que também têm muita preguiça de encontrar algumas coisas através da leitura. Eu sou uma pessoa que não tinha uma fama boa de ler. Então muitas das coisas que eu aprendi dentro dos feminismos que me atravessam, e toda essa discussão política que atravessa meu trabalho, foi através da escuta, conversando com outras mulheres, ouvindo outras vivências porque isso não tá na academia. Então eu acho que é muito importante a gente compartilhar, indiferente de como é esse método, se é através de uma oficina virtual, ou se é uma aula presencial, uma roda de escuta, de vivências, sei lá, qualquer coisa, a gente só não pode deixar de fazer isso”, aprova a fotógrafa paraense Nay Jinkins.

Fest-filme

Com linguagem cinematográfica, os shows e exposições artísticas do festival foram transformados em um filme, chamado “Correnteza”. Dirigido e produzido pelos integrantes do estúdio, o curta-metragem pretende apresentar um universo criativo, tendo o estúdio como ponto de conexão entre as performances. Tanto a curadoria musical do Floresta, quanto a visual, feita pela galerista Jade Jares da Galeria Azimute, mostram o frescor das artes paraenses apresentadas sempre com irreverência. O filme será exibido no Youtube do estúdio no dia 15 de setembro e, em breve, terá sua programação divulgada.