Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

AGRO BRASILEIRO PREMIADO

CÂMARA DOS DEPUTADOS PREMIA MINISTRA DA AGRICULTURA E OUTRAS PERSONALIDADES DO AGRO

"O Brasil tem o que mostrar. Infelizmente, muita gente joga como se a agricultura brasileira não fosse essa agricultura real que nós temos. Temos problemas? Temos. Mas na dimensão da nossa agricultura, eu posso afirmar para vocês que ela é sustentável e ela caminha a passos cada vez mais largos para ser cada vez mais sustentável e ser a maior agricultura verde do planeta".


BRASÍLIA - A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e outras dez personalidades e instituições receberam da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (27) o Prêmio Mérito Agropecuário Deputado Homero Pereira 2021. A homenagem, entregue em solenidade da Comissão de Agricultura, reconhece quem se destacou nos campos científico, de inovação e de sustentabilidade na área da agricultura, pecuária, abastecimento e desenvolvimento rural.

A ministra foi escolhida a personalidade do agronegócio 2021. Ela citou a COP 26, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que começa no dia 31 de outubro em Glasgow, na Escócia. Segundo Tereza Cristina, o Brasil tem muito a mostrar no encontro.

"O Brasil tem o que mostrar. Infelizmente, muita gente joga como se a agricultura brasileira não fosse essa agricultura real que nós temos. Temos problemas? Temos. Mas na dimensão da nossa agricultura, eu posso afirmar para vocês que ela é sustentável e ela caminha a passos cada vez mais largos para ser cada vez mais sustentável e ser a maior agricultura verde do planeta", disse.

Tecnologia
Outra agraciada deste ano com o prêmio foi a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O presidente da empresa, Celso Moretti, não pôde participar do evento porque já estava a caminho da COP 26. O pesquisador da Embrapa Agroenergia Guy de Capdeville recebeu a premiação em nome de Moretti.

"Graças à adoção de tecnologia nessas cinco décadas, nós hoje produzimos volumes de soja que, se nós fôssemos produzir com a tecnologia das décadas de 70 e 80, nós precisaríamos de 200% a mais de área. Economizamos 70 milhões de hectares, isso é uma Alemanha mais uma Suíça juntos. Isso só no setor da soja", disse.

Ainda segundo ele, na pecuária o Brasil teve um aumento de produtividade nos últimos 15 anos de 80%. "Em termos de peso de carcaça, pelo abate antecipado, por trabalho com genética, 80% a mais de carne sem aumentar um hectare sequer de produção."

A solenidade foi presidida pela deputada Aline Sleutjes (PSL-PR), presidente da Comissão de Agricultura. "Escolhemos vocês para representar, para serem a voz, para serem a vez da população brasileira, do agronegócio que tem levado a economia do Brasil nas costas, e tem feito com que, realmente, o país continue firme mesmo no momento de pandemia", disse a deputada.

O Prêmio Mérito Agropecuário leva o nome de Homero Pereira, que morreu em outubro de 2013. Ele foi produtor rural, líder da bancada ruralista na Câmara dos Deputados e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, pela qual participou da negociação pela aprovação do novo Código Florestal.

Outras categorias
Na categoria Empresa Destaque Rural, a premiada foi a Granja Faria, que criou um sistema de integração de produção de ovos férteis, em parceria com a empresa BRF. Na categoria Produção Agropecuária o prêmio foi para o Grupo Schmmidt Agrícola, que produz fibras, grãos e frutas e investe em tecnologia para melhor aproveitamento do tempo e da terra. Na categoria Inovação Tecnológica, foi premiada a Ordemilk, empresa de mais de 30 anos que desenvolve produtos de linha bovina, suína e maquinário para cervejaria e que, com uso de tecnologia, ajudou a gerenciar a produção rural das propriedades.

Na categoria Mérito Científico foi premiado o doutor em economia aplicada Paulo do Carmo Martins, que, na Embrapa Gado de Leite, desenvolve estudos de inteligência de mercado e eficiência na cadeia produtiva do leite. Para Martins, estamos começando uma nova era, e também lembrou a COP 26.

"O Brasil chegou até aqui juntando a competência das universidades, dos institutos de pesquisa, da Embrapa e o empreendedorismo, que fez com que nós sejamos o único país do mundo que faz agricultura tropical de maneira diversificada. Eu não tenho a menor dúvida que essa nova era que se abre, do carbono zero, que nenhum país sabe fazer ainda. São poucos os países que juntam a competência e a coragem. E competência e coragem se traduzem em inovação", disse o pesquisador.

Reportagem – Luiz Cláudio Canuto
Edição – Roberto Seabra

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Agência Câmara de Notícias

Deputados Câmara Agricultura Ministério da Agricultura Tereza Cristina Brasília prêmio personalidades Embrapa Gado de Leite Paulo do Carmo Martins Destaque Rural Granja Faria Produção Agropecuária Grupo Schmmidt BRF Ordemilk Prêmio Mérito Agropecuário Frente Parlamentar Código Flores

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!