Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Acre

Deputados assinam abono salarial para mais de 12 mil servidores da Educação do Acre


Proposta foi apresentada e aprovada nesta quarta-feira (8) durante sessão na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). Deputados aprovaram a proposta de pagamento do abono salarial para os servidores da Educação Estadual

Reprodução/Rede Amazônica Acre

Os deputados estaduais assinaram, nesta quarta-feira (8) durante sessão na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o abono salarial para mais de 12 mil servidores Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE). A proposta foi apresentada após protestos de servidores administrativos e de apoio, que não tinham sido contemplados com o abono.

O governo fez consultas ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-AC) e à Procuradoria Geral do Estado (PGE) para aumentar de 8,5 mil para 12,5 mil servidores contemplados.

No dia 27 de novembro, após ser alvo de protesto, governo voltou atrás e aumentou o número de beneficiados. O recurso faz parte do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A chamada sobra do Fundeb chega a mais de R$ 160 milhões, que agora vai ser rateada para mais servidores.

O governador Gladson Cameli tinha assinado o projeto de lei que concede o abono salarial aos profissionais da Educação no dia 23 de novembro.

Inicialmente, a proposta beneficiava somente os professores, especialistas em educação, coordenadores de ensino, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e servidores cedidos que estejam na função de magistério e direção escolar e lotados nas unidades de ensino.

Excluídos do benefício, os trabalhadores de apoio e administrativo fizeram protesto

Eldérico Silva/Rede Amazônica

Protestos

Excluídos do benefício, os trabalhadores de apoio e administrativo foram para frente da Casa Civil na quarta-feira (24) para protestar e chegaram e fechar ruas do Centro da capital.

Segurando cartazes com os dizeres: “Governador, nos respeite!”, “Nós também temos direito” e “Assistente também é educador”, o grupo pediu abono salarial para todos os servidores da Educação.

Reveja todos os telejornais do Acre

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!