Cheia do Rio Amapari: número de famílias atingidas chega a 43 e sala de monitoramento é criada

Subiu para 43 o número de famílias atingidas pela cheia do Rio Amapari em Pedra Branca do Amapari, no Centro-Oeste do Amapá, nesta terça-feira (11).

Cheia do Rio Amapari: número de famílias atingidas chega a 43 e sala de monitoramento é criada
Macapá (Amapá) - Prefeitura de Pedra Branca estuda decretar situação de emergência caso a enchente piore. Cheia do Rio Amapari: sala de situação é criada para acompanhar enchente e danos

Subiu para 43 o número de famílias atingidas pela cheia do Rio Amapari em Pedra Branca do Amapari, no Centro-Oeste do Amapá, nesta terça-feira (11). A prefeitura estuda decretar situação de emergência caso a enchente piore no município, a 183 quilômetros de Macapá.

Segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação (Semah), as famílias afetadas representam 157 pessoas. Das desalojadas, 9 foram para casa de parentes e uma está abrigada na Escola Municipal Rute Da Silva Neves, informou a prefeitura.

Uma das medidas adotadas na segunda-feira (10) foi a criação de uma sala de situação integrando o Município ao Sistema Nacional de Defesa Civil para monitorar a situação da cheia no rio, explicou o prefeito em exercício de Pedra Branca, Marcelo Pantoja.

"Essa sala de situação é importante porque ela vai trazer dados de assistência social, de famílias desabrigadas e de saúde causados eventualmente pela cheia, por não ter água em casa e outras situações também. É importante para subsidiar futuras ações que provavelmente teremos", detalha.

Até o momento, 5 bairros de Pedra Branca foram atingidos pela cheia. As famílias afetadas receberam cestas básicas e água mineral, além de assistência com psicólogo.

"A Semah está mobilizada todos esses dias com as equipes de assistência social e psicóloga dando todo o suporte para essas famílias, porque nesse momento elas estão muito vulneráveis", destacou a secretária de Assistência Social do Município, Lene Oliveira.

O coordenador municipal da Defesa Civil, Alessando Moreira, contou que a partir de sexta-feira (7) foi monitorado um aumento diário de 10 a 20 centímetros no nível do Rio Amapari.

"Nós estamos monitorando atráves de uma régua de maré. A partir de sexta-feira [7] houve um aumento elevado no nível do rio, acima da média. A média antes era de 2 a 3 centímetros por dia. A partir de sexta-feira aumento para 10 até 20 centímetros por dia", alertou.