Amostras são coletadas após ataques de morcegos a moradores do interior do Amapá

Amostras são coletadas após ataques de morcegos a moradores do interior do Amapá
Laboratório Central vai analisar se animais apresentam a carga viral da raiva. Nenhum caso de infecção em seres humanos foi notificado. Morcegos hematófagos podem transmitir a raiva

Adapec/Divulgação

Morcegos-hematófagos foram capturados e tiveram amostras coletadas para análise pela Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS-AP). A ação foi motivada após ataques dos animais a moradores da comunidade de Cedro, na Zona Rural de Tartarugalzinho, no interior do estado.

A área também passou por uma ação de controle de zoonoses e nenhum caso de infecção em seres humanos foi notificado.

Ao todo todo, 3 amostras de 12 animais capturados foram coletadas e serão analisadas no Laboratório Central de Saúde Pública. O objetivo é avaliar se está presente a carga viral da raiva, que pode ser transmitida do animal para a pessoa.

“É muito importante este tipo de ação, principalmente após denúncias de ataque. Nós do Núcleo de Vigilância Ambiental viemos o mais rápido possível para termos a ciência do que estava ocorrendo na região", relatou a médica veterinária Rackel Barroso, gerente do Núcleo de Vigilância Ambiental da SVS.

Uma das ações de controle foi o uso da pasta vampiricida, à base de barfarina, para quebrar o ciclo da transmissão da raiva no local.

Como forma de facilitar novos registros e orientar a população da comunidade, o médico veterinário do município foi capacitado para atuar na captura dos morcegos caso ocorram novos casos.

Uma das explicações para o aumento dos ataques é a presença de humana no habitat natural dos morcegos. Confira dicas para evitar acidentes com os animais:

Evitar tocar em morcegos, vivos ou mortos;

Ao encontrar um morcego, chamar o serviço de zoonoses do município. Voos diurnos podem indicar que o animal está doente, já que ele tem hábitos noturnos;

Manter em dia a vacina da raiva em animais de estimação, como cães e gatos.

Veja o plantão de últimas notícias do G1 Amapá

ASSISTA abaixo o que foi destaque no AP: