Bombardeio destrói museu dedicado a famoso filósofo ucraniano

Bombardeio destrói museu dedicado a famoso filósofo ucraniano
Instalações ficaram destruídas, mas os itens mais valiosos já tinham sido antes transferidos para um local seguro. Representantes ucranianos entram em Museu em homenagem a literário ucraniano

Ricardo Moraes/REUTERS

Um bombardeio russo atingiu um museu dedicado ao filósofo e poeta Hryhoriy Skovoroda na vila ucraniana de Skovorodynivka, causando um incêndio que destruiu o prédio, disse o governador regional de Kharkiv, Oleh Sinegubov, neste sábado (6).

O bombardeio noturno atingiu o telhado do Museu Memorial Literário Hryhoriy Skovoroda, ferindo um guardião de 35 anos, mas os itens mais valiosos já tinham sido antes transferidos para um local seguro, disse Sinegubov em um post nas redes sociais.

"As instalações foram praticamente todas destruídas", disse ele.

Fachada de Museu em homenagem a literário ucraniano bombardeado por russos

Ricardo Moraes/REUTERS

Skovoroda, um famoso filósofo e poeta do século 18 de origem cossaca da Ucrânia, passou os últimos anos de sua vida em uma propriedade dos proprietários locais na vila de Ivanovka, que mais tarde foi renomeada em sua homenagem - Skovorodynivka.

"Este ano marca o 300º aniversário do nascimento do grande filósofo", disse Sinegubov. "Os ocupantes podem destruir o museu onde Hryhoriy Skovoroda trabalhou nos últimos anos de sua vida e onde foi enterrado. Mas eles não destruirão nossa memória e nossos valores."

Moscou chama suas ações de "operação militar especial" para desarmar a Ucrânia e livrá-la do que chama de nacionalismo anti-russo fomentado pelo Ocidente. A Ucrânia e o Ocidente dizem que a Rússia lançou um ato de agressão não provocado.