Coronel russo diz em televisão estatal que Rússia está isolada e ficará pior após guerra

Coronel russo diz em televisão estatal que Rússia está isolada e ficará pior após guerra
Contrariando o discurso da imprensa estatal, militar disse que país está em 'solidão geopolítica' e que russos não devem 'engolir informações tranquilizantes'. A intenção da Rússia de construir um corredor para a Transnístria através do sul da Ucrânia tem sido discutida há muito tempo em alguns círculos

Reuters via BBC

Um militar aposentado do alto escalão da Rússia contrariou a narrativa oficial do governo russo e afirmou em um canal estatal que a situação do país, agora isolado, vai piorar muito com a guerra na Ucrânia.

Durante uma entrevista ao canal estatal "Rossiya-1" transmitida na noite de segunda-feira (17), o coronel aposentado Mikhail Khodaryonok afirmou que os russos não devem "engolir informações tranquilizantes" e que a Rússia está em "solidão geopolítica".

"A situação, falando francamente, vai piorar para a gente", declarou o coronel, em participação no programa "60 Minutos", apresentado por Olga Skabeyeva, uma das jornalistas pró-Kremlin mais conhecidas no país.

Milionários da Rússia morrem sob circunstâncias enigmáticas

Na entrevista, o militar disse ainda que a Rússia está enfrentando uma oposição em massa liderada pelos Estados Unidos, e que o país está "quase totalmente isolado".

"O principal ponto para a Rússia é ter um senso de realismo político-militar: se você ultrapassa isso, então a realidade vai se chocar contra você de maneira muito forte", completou. "A principal diferença da nossa posição político-militar é que estamos em total solidão geopolítica e, apesar de não admitirmos, praticamente o mundo inteiro está contra nós, e precisamos sair dessa situação".

A imprensa na Rússia, principalmente a estatal, tem mantido um discurso brando sobre os ataques do país à Ucrânia e reproduzido o discurso do Kremlin, que se refere à guerra como "operação militar especial".