CVM abre processo após notícia que antecipou renúncia de presidente da Petrobras

CVM abre processo após notícia que antecipou renúncia de presidente da Petrobras
Jornal "O Globo" pubicou reportagem com relatos de membros do conselho de administração da Petrobras que conversaram com Coelho no fim de semana e disseram que o executivo pediria demissão. Edifício-sede da Petrobras, no centro do RJ

Marcos Serra Lima/g1

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) abriu nesta segunda-feira (20) uma apuração sobre notícias que anteciparam a renúncia do presidente-executivo da Petrobras.

José Mauro Coelho pediu demissão do cargo nesta manhã, após protestos do presidente Jair Bolsonaro e de parlamentares contra novo reajuste nos preços dos combustíveis na última sexta-feira.

LEIA MAIS

Saiba quem é Fernando Borges, que assume interinamente a presidência da Petrobras

José Mauro Coelho pede demissão e deixa a presidência e o Conselho de Administração da Petrobras

Após demissão do presidente da Petrobras, Lira diz que 'não há o que comemorar'

O anúncio da renúncia ocorreu após o jornal "O Globo" ter publicado mais cedo que membros do conselho de administração da Petrobras que conversaram com Coelho no fim de semana relataram a disposição do executivo de pedir demissão.

Antes da companhia se manifestar oficialmente, os negócios com ações da Petrobras chegaram a ser suspensos na B3. Questionada sobre se a apuração pode envolver alguma denúncia de "insider trading", a CVM não se manifestou.

O processo administrativo aberto pela CVM, de número 19957.006614/2022-48, pode se tornar uma investigação formal, dependendo das conclusões tomadas após análise pela gerência de acompanhamento de empresas da autarquia, como é praxe nesses casos.

Valdo Cruz: Governo quer Caio Paes de Andrade no comando da Petrobras ainda nesta semana