Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Economia

Cúpula do G7 começa com anúncio de corte na importação do ouro russo


Medida, sugerida pelos EUA, começa a valer esta semana. Reunião das sete nações mais ricas do mundo é aberta na Alemanha e será marcada pelo debate sobre a guerra e a escassez de alimentos. O primeiro-ministro da Alemanha, Olaf Scholz, recebe o presidente dos EUA, Joe Biden, em um castelo na Alemanha para a abertura da cúpula do G7, em 26 de junho de 2022.

Leonhard Foeger/ Reuters

Os líderes do G7, o grupo que reúne as sete nações mais ricas do mundo, anunciaram neste domingo que irão banir a importação de ouro vindo da Rússia.

O anúncio foi feito na abertura, esta manhã, da cúpula do G7, que acontece na Alemanha e reúne líderes como os presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e da França, Emmanuel Macron, e os primeiros-ministros da Alemanha, Olaf Scholz, e do Reino Unido, Boris Johnson.

Proposto pelos Estados Unidos, o banimento do ouro da Rússia é uma medida inédita e faz parte do pacote de sanções contra Moscou imposto por países do Ocidente desde o início da invasão russa à Ucrânia, em 24 de fevereiro.

Em sua chegada ao castelo onde a cúpula é realizada, Biden afirmou que fez um apelo aos países para que sigam unidos.

Os Estados Unidos têm coordenado com outros países para impor custos econômicos rápidos e significativos à Rússia para negar ao presidente Vladimir Putin a receita necessária para financiar sua guerra.

A medida entra em vigor a partir da terça-feira (28).

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!