Cúpula do G7 começa com anúncio de corte na importação do ouro russo

Cúpula do G7 começa com anúncio de corte na importação do ouro russo
Medida, sugerida pelos EUA, começa a valer esta semana. Reunião das sete nações mais ricas do mundo é aberta na Alemanha e será marcada pelo debate sobre a guerra e a escassez de alimentos. O primeiro-ministro da Alemanha, Olaf Scholz, recebe o presidente dos EUA, Joe Biden, em um castelo na Alemanha para a abertura da cúpula do G7, em 26 de junho de 2022.

Leonhard Foeger/ Reuters

Os líderes do G7, o grupo que reúne as sete nações mais ricas do mundo, anunciaram neste domingo que irão banir a importação de ouro vindo da Rússia.

O anúncio foi feito na abertura, esta manhã, da cúpula do G7, que acontece na Alemanha e reúne líderes como os presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e da França, Emmanuel Macron, e os primeiros-ministros da Alemanha, Olaf Scholz, e do Reino Unido, Boris Johnson.

Proposto pelos Estados Unidos, o banimento do ouro da Rússia é uma medida inédita e faz parte do pacote de sanções contra Moscou imposto por países do Ocidente desde o início da invasão russa à Ucrânia, em 24 de fevereiro.

Em sua chegada ao castelo onde a cúpula é realizada, Biden afirmou que fez um apelo aos países para que sigam unidos.

Os Estados Unidos têm coordenado com outros países para impor custos econômicos rápidos e significativos à Rússia para negar ao presidente Vladimir Putin a receita necessária para financiar sua guerra.

A medida entra em vigor a partir da terça-feira (28).