EXPOAGRO Amazonas vai oferecer cursos e palestras gratuitos voltados a produtores rurais na 44ª edição

Exposição inicia no domingo (28/08), no Kartódromo da Vila Olímpica, no bairro Alvorada, zona centro-oeste de Manaus

EXPOAGRO Amazonas vai oferecer cursos e palestras gratuitos voltados a produtores rurais na 44ª edição

MANAUS - Agricultores, pecuaristas e piscicultores, entre outros, poderão participar de cursos, palestras e debates realizados durante a 44ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro). O evento é coordenado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) e suas vinculadas – Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Agência de Defesa Agropecuária (Adaf) e Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS).

A 44ª Expoagro, que inicia no domingo (28/08) e segue até o dia 4 de setembro, conta com o apoio de diversas instituições para difundir conhecimento, debates e novas tecnologias relacionadas ao meio rural. O evento terá várias programações, entre apresentações regionais com o Festival Artistas da Terra, parque de diversão, rodeio, estandes com os potenciais produtivos dos municípios do Amazonas, entre outros.

Além do Sistema Sepror (Idam, Adaf e ADS) estão envolvidos no evento a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado Amazonas (Fetagri); Universidade Federal do Amazonas (Ufam); Universidade do Estado do Amazonas (UEA); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam); Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-AM); Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae/AM); Organização das Cooperativas do Brasil (OCB/AM); Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (Faea); Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), entre outras.

Ao todo, mais de 80 cursos estão sendo ofertados pelas instituições.

Seminário de Bioeconomia

A Sedecti, por meio da Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), realiza, de 29 de agosto a 3 de setembro, o 3º Seminário de Bioeconomia e Negócios Sustentáveis do Amazonas. A programação ocorrerá no Espaço da Bioeconomia.

Os interessados em participar das palestras poderão garantir a inscrição pelo link https://www.sympla.com.br/iii-seminario-de-bioeconomia-do-estado-do-amazonas__1678646. Para os estudantes, cada painel valerá horas complementares.

Programação das demais palestras:

Domingo (28/08) e segunda-feira (29/08), das 8h às 18h

No domingo (28/08) e na próxima segunda-feira (29/08) vai ocorrer o 5º Encontro dos Trabalhadores da Agricultura Familiar, das 8h às 18h, na sala I. O encontro é organizado pela Fetagri. Além do encontro, acontece a Feira da Agricultura Familiar com exposição de produtos e rodadas de negócios.

Dia 30 de agosto, das 8h às 18h

Serão realizadas palestras com os temas: Iniciando na Piscicultura; Licenciamento Ambiental; Noções Básicas para produção de mudas; Noções Básicas para implantação de agroindústrias; Estratégias Rurais; Sistema de Criação de Peixes Amazônicos com Tecnologia de Biofocus: Avanços e Desafios; Análise Econômica da Piscicultura; e Procedimento de acesso ao Crédito Rural e Linhas de Financiamento.

Outros temas a serem abordados serão: Tecnologia de cultivo para aumentar a produtividade de mandioca; Tecnologia de cultivo na Citricultura; Tecnologia de cultivo na Produção de Café; Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater); Agroecologia e Produção Orgânica na Agricultura Familiar; Ater no Manejo Florestal; Pecuária: Boas Práticas e Tecnologias de Pastejo Rotacionado; Boas Práticas de Fabricação de Derivados do Leite, Boas Práticas em Manejo de Hortaliças; e Boas Práticas em Fruticultura.

Dia 31 de agosto, das 8h às 18h

Os encontros terão como temas: Tecnologia Embrapa; Divulgação da nova cultivar de Mandioca Amarela com maior produtividade e resistência; Cultura do Abacaxi; Sistema Integrado; Programas e Ações da ADS; Comercialização de produtos agrícolas para compras públicas; Doação Onerosa (aeradores, embalagens, caixa de papelão e sacos de ráfia); e Programa de Crédito: Promecanização e Procalcário.

Também estarão em pauta: Fábrica de Vassouras; Boas Práticas para uso correto de aeradores para piscicultores; Boas Práticas de Manejo e Tecnologias na Piscicultura; Associativismo e Cooperativismo: Políticas públicas, gestão e liderança; Uso Correto e Seguro de Agrotóxicos na Produção Agropecuária; Iniciação à Aquariofilia; Noções básicas para geoprocessamento de áreas de pesca; e Iniciação à Pesca Esportiva (com desafio do arremesso).

Dia 1º de setembro, das 8h às 18h

Os temas das formações serão: Boas práticas de cultivo na produção de Milho e Feijão-Caupi; Variedade de Copa e Porta-Enxertos para o cultivo de Laranja no Amazonas; Variedade de Copa e Porta-Enxertos para o cultivo de Laranja no Amazonas; Oficina de confecção de chocadeira artesanal; e Planejamento estratégico para desenvolver modelo de negócios sustentáveis para a região Amazônica.

Os encontros também irão enfocar: Boas Práticas na criação e Ovinos e Caprinos; Boas Práticas e Tecnologias na Avicultura Familiar; Boas Práticas e Tecnologias de cultivo do Açaí; Boas Práticas e Tecnologias de cultivo de Goiaba e Graviola; Qualidade da Àgua; Sanidade Aquícola; Excelência em Administração Rural; Compra Especial da Agricultura Familiar com Doação Simultânea; Introdução à Estratégia de Produção de Materiais de Plantio de Mandioca (Produção de Maniva para Comercialização); e cultura da Banana.

Dia 2, das 8h às 18h; e 3 de setembro

A agenda dos dois dias inclui formação em Atualização em Solos: Coleta, Análise e Interpretação.

Todos os cursos poderão ter as inscrições realizadas no local, gratuitamente, conforme os dias e horários especificados.