GOVERNO do Estado participa do 1º Congresso Amazonense de Meliponicultura

Congresso tem ainda exposição e comercialização de insumos na 1ª Feira de Produtos e Equipamentos da Meliponicultura e Espaço Gourmet

GOVERNO do Estado participa do 1º Congresso Amazonense de Meliponicultura

MANAUS - O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), participou, nesta quarta-feira (21/09), da abertura do 1º Congresso Amazonense de Meliponicultura (CAM), no Auditório Eulálio Chaves, no campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Com o tema "Profissionalização com Sustentabilidade", o evento segue até sexta-feira (23/09).

O 1º CAM busca reunir, produzir e divulgar informações científicas e técnicas para o desenvolvimento da produção sustentável e economicamente viável de produtos oriundos da criação de abelhas-sem-ferrão, como mel, pólen e própolis. A programação do Congresso inclui ainda a 1ª Feira de Produtos e Equipamentos da Meliponicultura, o 2º Simpósio sobre Meliponicultura na Amazônia (SimMel) e o 4º Encontro de Criadores de Abelhas do Amazonas.

Na abertura do evento, o titular da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior, aproveitou para destacar as principais ações e investimentos realizados pelo Sistema Sepror, incluindo incentivo à cadeia, viabilizando fomentos, convênios para apoiar eventos agropecuários, assistência técnica, a conquista do Selo Arte e outras atividades.

"Como representante do Governo do Amazonas, aqui me cabe uma prestação de contas de alguns avanços que alcançamos na meliponicultura, entre eles a conquista do certificado Selo Arte, que permite a produtores de mel comercializar o seu produto não só no mercado local, mas em todo território nacional. Duas agroindústrias recentemente receberam o selo. Além da Indicação Geográfica (IG) do mel de abelha de Boa Vista do Ramos: após dois anos de trabalho, estamos prestes a ser consolidados com o IG do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi)", destacou.

O evento conta com a participação de 53 palestrantes, dos quais 18 pesquisadores, oito técnicos, um empresário, dois chefs e 24 meliponicultores, além de cientistas, professores, estudantes, meliponicultores, empresários, gestores públicos e a sociedade em geral do Amazonas e de outros estados brasileiros, como Roraima, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Pará, e também da Suíça.

"Estou muito feliz de ver todos vocês aqui, que se dispuseram a doar o seu tempo de estarem conosco nesta grande colmeia. Que tenhamos um evento maravilhoso, um congresso profícuo", destacou Girlene Almeida de Carvalho, pesquisadora e coordenadora do Congresso.

Organização

O congresso foi organizado por uma equipe multi-institucional do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Embrapa Amazônia Ocidental, Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam) Zona Leste e Associação de Criadores de Abelhas do Amazonas (Acam).

O evento conta com o apoio de órgãos públicos estaduais de fomento à pesquisa e produção agrícola, de agências internacionais e de agentes privados, dentre eles Meliponário ZD, Ferragens Itamar e RedeMel.

A programação completa pode ser conferida no site do evento, no endereço https://www.even3.com.br/icam2022/.

Feira de produtos e gastronomia

Na Faculdade de Ciências Agrárias da Ufam, o público vai contar com a exposição e comercialização de insumos na 1º Feira de Produtos e Equipamentos da Meliponicultura e com o "Espaço Gourmet", onde acontecerão dois momentos gastronômicos para demonstrar a versatilidade do uso dos produtos das abelhas-sem-ferrão na cozinha amazonense.