Justiça da Flórida multa Donald Trump por ele entrar com processos frívolos com motivação política

Justiça da Flórida multa Donald Trump por ele entrar com processos frívolos com motivação política
O juiz Donald Middlebrooks afirmou que Trump costumeiramente abusa da boa fé da Justiça com processos frívolos que têm propósitos políticos. Isso, disse o juiz, atrapalha o sentido das regras da lei e na prática implica obstrução da Justiça. O ex-presidente dos EUA Donald Trump durante o anúncio de que concorrerá à candidatura republicana à Presidência do país em 2024.

Rebecca Blackwell/ AP

A Justiça do estado da Flórida, nos Estados Unidos, multou o ex-presidente Donald Trump e um de seus advogados na quinta-feira (19) por terem protocolado processos contra Hillary Clinton e outros só para causar tumultos.

O juiz Donald Middlebrooks afirmou que Trump costumeiramente abusa da boa fé da Justiça com processos frívolos que têm propósitos políticos. Isso, disse o juiz, atrapalha o sentido das regras da lei e na prática implica obstrução da Justiça.

Citando a recente ação legal de Trump contra o conselho do Prêmio Pulitzer, a procuradora-geral de Nova York Letitia James, grandes empresas de tecnologia e a CNN, ele descreveu Trump como “um litigante prolífico e sofisticado” que usa os tribunais “para se vingar de adversários políticos”.

“Ele é o mentor do abuso estratégico do processo judicial”, escreveu.

A decisão determina que Trump e sua advogada, Alina Habba, pagquem quase US$ 938 mil aos réus no caso.