Catar planeja enviar moradias temporárias utilizadas na Copa do Mundo para ajudar sobreviventes na Turquia e na Síria

Catar planeja enviar moradias temporárias utilizadas na Copa do Mundo para ajudar sobreviventes na Turquia e na Síria
Governo da nação árabe estuda enviar cerca de 10 mil cabanas e caravanas. Cabines de moradias temporárias em Doha, no Catar, carregam mensagens de apoio aos países

Hussein Sayed/AP

O Catar planeja enviar 10.000 cabanas e caravanas utilizadas na Copa do Mundo de 2022 para abrigar os sobreviventes dos terremotos turcos, disseram autoridades.

A nação árabe diz que idealmente essas moradias temporárias para o evento seriam doadas após o fim da competição.

Um lote inicial de 350 estruturas foi enviado no domingo, informou o Fundo de Desenvolvimento do Catar.

Moradias temporárias são vistas em vila para fãs na cidade de Doha, no Catar

Hussein Sayed/AP

Os terremotos de magnitude 7,8 e 7,5 que ocorreram com nove horas de intervalo em 6 de fevereiro e mataram mais de 37 mil pessoas no sudeste da Turquia e no norte da Síria devastado pela guerra. Espera-se que o número de vítimas suba ainda mais à medida que as equipes de busca e resgate encontram mais corpos.

Dezenas de milhares de edifícios foram destruídos ou severamente danificados, deixando milhões de desabrigados. Como os abrigos ficaram lotados nos dias após o terremoto, muitos foram forçados a dormir do lado de fora em um clima úmido e invernal.

O Catar e outros países ricos do Golfo juntaram-se ao esforço global para enviar equipes de resgate e ajuda à região atingida. Os Emirados Árabes Unidos prometeram US$ 100 milhões para esforços de socorro. A Arábia Saudita despachou oito aviões carregados de suprimentos para a Turquia e a Síria.

Exército sírio recebe doações vindas da Arábia Saudita

SANA via AP