Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

AMAZONAS NA MEGA LEITE 2023

MISSÃO TÉCNICA COM 45 PRODUTORES RURAIS AMAZONENSES PARTICIPA DA MEGA LEITE 2023

"O Governo do Amazonas estará realizando em breve, em parceria com a Embrapa, um evento em Parintins para definir um plano de ação visando o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva do leite no estado".


Missão Técnica do Amazonas na Mega Leite 2023. (FOTO: Divulgação/Sepror)

BELO HORIZONTE - O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), participa da Missão Técnica Sebrae – Mega Leite 2023, evento promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AM), no estado de Minas Gerais. As atividades técnicas acontecem na Fazenda Reunidas HD, e na Embrapa Gado de Leite, no município de Coronel Pacheco, região leiteira de Juiz de Fora, com início na segunda-feira (05/6) e encerramento no sábado (10/6), após visita ao Instituto Cândido Tostes, à Feira Mega Leite e participação no Encontro Brasileiro de Bubalinocultores, com apoio da Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite).

Com objetivo de conhecer as novas técnicas de nutrição animal, ordenha, produção e beneficiamento de leite utilizados no local, assim como debater tendências e perspectivas do mercado lácteo, participam da comitiva amazonense, o titular da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior; o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Amazonas (Faea), Muni Lourenço; os prefeitos de Manacapuru, Beto D"Ângelo; e de Silves, Raimundo Paulino, acompanhados dos respectivos secretários municipais de Produção Rural; o Gestor do Projeto de Pecuária do Sebrae Amazonas, Erivan Oliveira; além de 45 produtores rurais amazonenses do setor leiteiro. A comitiva foi recepcionada pelo presidente da Abraleite, Geraldo Borges.

Durante a visita a comitiva da Missão Técnica Sebrae amazonense conhecerá as principais forrageiras, sistemas de produção de biogás, sistema de criação em Compost Barn, Free Stall e novas pesquisas e inovações tecnológicas do setor pecuário leiteiro.

Muni Lourenço lembrou que a FAEA: "Há alguns anos organiza missões para participar da Mega Leite, que em 2023 bate recorde de participantes, com 45 produtores rurais de diversos municípios amazonenses, que buscam acesso à informação, ao conhecimento de tecnologias que vão continuar a ser fundamentais para o crescimento da atividade de produção de leite no Amazonas".

Para o secretário da Sepror, Petrucio Magalhães: "Além do conhecimento das novas tecnologias e sistemas de produção do setor, a missão técnica oportuniza a troca de experiência e integração dos pecuaristas. "O Governo do Amazonas estará realizando em breve, em parceria com a Embrapa, um evento em Parintins para definir um plano de ação visando o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva do leite no estado".

Para o pecuarista de Manacapuru, Sebastião Pinheiro, a iniciativa é importante para o desenvolvimento da pecuária leiteira no Amazonas e será importante na tomada de decisões para novos investimentos em sua propriedade. "Na fazenda conhecemos tecnologias que vão nos permitir produzir um leite de qualidade e com maior rentabilidade. Acredito que a união dos produtores e o apoio técnico do Sebrae é fundamental para o desenvolvimento da pecuária leiteira no estado", afirmou.


Sobre o Compost Barn

Explica a Embrapa que o sistema de instalação Compost Barn visa reduzir custos de produção e manejo, melhorar índices produtivos e sanitários dos rebanhos e possibilitar o uso correto de dejetos orgânicos (fezes e urina), provenientes da atividade leiteira. Consiste em um espaço físico coberto para descanso das vacas. A área é revestida com serragem, sobras de corte de madeira e esterco compostado. O principal objetivo do Compost Barn é garantir aos animais conforto e bem estar animal num local seco para deitarem e a compostagem do material da cama. O método concilia a produção e o meio ambiente, visto que se baseia na ação de microrganismos que utilizam a matéria orgânica como substrato. O Compost Barn pode oferecer aos pequenos e médios produtores uma alternativa para elevar a produtividade, além de possibilitar maior conforto e higiene para o rebanho, contribuir para a redução de problemas de perna e casco, diminuir a contagem de células somáticas (CCS), aumentar a detecção de cio e a produção de leite e diminuir o odor e incidência de moscas.


Com informações da Secom Amazonas

Mega Leire 2023 Minas Gerais Missão Técnica Amazonas Manaus Sepror FAEA Muni Lourenço Petrucio Magalhães Júnior Real Radio Tv Brasil Compost Barn Embrapa gado leiteiro criadores municipios Parintins Manacapuru biogás Free Stall pesquisa tecnologia Federação de Agricultura Bet

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!