Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

CASTANHA-DO-BRASIL

EM TEFÉ, GOVERNO DO AMAZONAS VAI FORTALECER A CADEIA PRODUTIVA DA CASTANHA-D0-BRASIL

Criar o elo entre Governo, agroindústrias e extrativistas foi o objetivo do 1º Workshop das cadeias produtivas voltado à cultura da castanha, realizado em Tefé.


Cadeia produtiva de castanha-do-brasil em Tefé. (FOTOS: Emerson Martins/Sepror)

TEFÉ - O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), juntamente com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam), visitaram a empresa Jutica, agroindústria de produtos da Amazônia, situada em Tefé (a 523 quilômetros de Manaus).

A visita faz parte da programação do 1° Workshop da Cadeia Produtiva do Amazonas, voltado à cultura da castanha, com a finalidade de criar o elo entre o Governo do Amazonas, agroindústrias, empresas privadas e produtores rurais. O Workshop contou com a presença de mais de 100 pessoas, divididos em dois dias, na sexta-feira (09/06) com a parte teórica, e no sábado (10/06) com a visita técnica na empresa Jutica.


Representando, aproximadamente, 200 produtores rurais da Associação Agroextrativista do Catuá/Ipixunda (Aaci), da zona rural de Tefé, a secretária-executiva e extrativista, Izabel Carvalho, foi uma das 100 pessoas que participaram do Workshop. Ela ressalta que a iniciativa vai valorizar e fortalecer todo o processo da produção de castanha na região.

"Moro na comunidade Santa Luzia do Boia, e até chegar na cidade Tefé são 9 horas de viagem. Temos produção de farinha, castanha, açaí e a atividade da pesca do mapará. Já estou conversando com a agroindústria aqui para vendermos nossa castanha. Esse elo entre produtor e agroindústria é fundamental para agregar valor à nossa castanha, pois vamos ter um ponto certo de venda", diz Izabel.


De acordo com o presidente da Jutica, Márcio Cunha, o Workshop foi um sucesso, pois conseguiu criar o elo entre o Governo, agroindústria e o produtor rural, para seguir na mesma direção.

"No final da visita, conversamos com um grupo de produtores interessados em vender a castanha para a agroindústria, quem ganha com isso é o produtor rural, pois receberão um preço justo", comenta Márcio.

Cartão do produtor

Para que os extrativistas possam vender sua produção de castanha de forma legal, o Idam fará um cronograma para realizar um mutirão de emissão de cartão do produtor primário, na zona rural de Tefé, para que após a venda da castanha na agroindústria, eles possam emitir uma nota fiscal, servindo de garantia para a empresa e o produtor.

"Estamos visitando uma das maiores agroindústria de castanha, com uma visão totalmente empresarial. O idam se comprometeu em auxiliar também na assistência técnica, para os coletores nas comunidades", diz o diretor-presidente do Idam, Daniel Borges.


Workshop das cadeias produtivas

No total, serão 10 workshops das cadeias produtivas no Amazonas, realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Sepror e Idam, Agência de Defesa Agropecuária (Adaf), Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS); a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Ao todo, já foram realizados os workshops das cadeias produtivas da banana, em Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus); a do cupuaçu, realizado em Manaus; e a da Castanha, realizado em Tefé.

Ainda serão realizados os workshops das cadeias produtivas do açaí, abacaxi, citros, guaraná, mandioca, olerícolas, piscicultura e pecuária.

A assessor técnico da Sepror, Luis Otávio, os workshops servem como um diálogo aberto com os produtores rurais e extrativistas, para conhecer a realidade, e buscar soluções para incentivar o homem do campo.

"Aqui em Tefé foi um município estratégico para termos a oportunidade em está próximo do produtor de castanha. Ainda vamos realizar outros workshops para ter esse diálogo com outros segmentos ", finalizou Luís Otávio.


Com informação da Secom Amazonas

Castanha-do-Brasil Luís Otávio açaí abacaxi citros guaraná mandioca olerícolas pisciculgura pecuária Rio Preto da Eva Manaus cupuaçu Embrapa Abrasel ADS Adaf Idam Sepror cartão do produtor agroindústria Daniel Borges Jutica Márcio Cunha Associação Agroextrativista do Catuá/Ipi

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!