Vídeo: bombeiros lutam contra incêndio em parque natural em Portugal

Os bombeiros enfrentam uma situação difícil porque o vento está espalhando as chamas.

Vídeo: bombeiros lutam contra incêndio em parque natural em Portugal
Os bombeiros enfrentam uma situação difícil porque o vento está espalhando as chamas. Fogo atinge floresta perto de Lisboa, em Portugal

Um incêndio atingiu um parque perto da cidade de Cascais, em Portugal, nesta terça-feira (25), e centenas de moradores da região foram ajudar os bombeiros a tentar controlar as chamas.

O fogo começou às 17h no parque natural Sintra-Cascais, uma área de 145 quilômetros quadrados. Mais de 600 bombeiros foram mobilizados. Também foram empregados 189 veículos e aviões.

As operações tiveram que parar quando escureceu. Ventava muito no fim de tarde, o que piorava a situação, porque as chamas se espalhavam mais.

As chamas chegaram perto de uma vila. Os moradores usavam baldes de água e mangueiras para tentar combater o fogo. "Estamos com medo de que as chamas alcancem as casas", disse Inês Figueiredo, de 34 anos.

O prefeito de Cascais, Carlos Carreiras, disse que a maior dificuldade é lidar com os ventos fortes, que chegam a 60 km/h. Algumas pessoas foram retiradas como medida de precaução.

Onda recente de calor

Ainda não foram relatados danos significativos em casas ou ferimentos graves. Portugal já foi bastante afetado por incêndios florestais no passado, mas estava escapando da recente onda de calor que atingiu o sul da Europa e causou tragédias.

Em julho, o clima extremo tem causado problemas em todo o mundo, com temperaturas recordes na China, nos Estados Unidos e no sul da Europa, resultando em incêndios florestais, falta de água e um aumento no número de internações relacionadas ao calor.