Mortes de peixes são provocadas por cinzas de incêndio que deixaram água de rio ácida e corrosiva

A Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil vistoriaram o local neste domingo (27).

Mortes de peixes são provocadas por cinzas de incêndio que deixaram água de rio ácida e corrosiva
A Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil vistoriaram o local neste domingo (27). Peixes morrem em rio localizado no município de Talismã

A morte de peixes no rio Cana Brava, que fica no município de Talismã, no sul do Tocantins, foi causada pelas cinzas de um incêndio que ocorreu próximo ao rio. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e Defesa Civil, por causa das cinzas a água ficou ácida e corrosiva. A vistoria no local foi realizada pelos órgãos neste domingo (27).

A Semarh informou que o trecho onde foram encontrados os animais, próximo a rodovia TO-296, fica perto de uma área verde que sofreu um incêndio no dia 9 de agosto. Por causa da chuva na última sexta-feira (25), que registrou 97 mm de água, uma grande quantidade de cinzas foram transportadas para o rio.

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

A região concentra grandes e profundos poços, onde a maioria dos peixes estavam refugiados devido o período de estiagem.

LEIA TAMBÉM

Moradores registram mortes de peixes em rio e caso é investigado; veja vídeo

Ainda de acordo com os órgãos ambientais, animais aquáticos mortos incluindo peixes e arraias, estão sendo levados pela correnteza, causando mau cheiro no leito do rio e no entorno.

A denúncia foi enviada à Defesa Civil na tarde de sábado (26). Pessoas que passavam pelo local flagraram a situação.

Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.