Influencer de Afuá faz sucesso na internet com curiosidades da "Veneza Marajoara": 'não tem cidade igual'

.

Influencer de Afuá faz sucesso na internet com curiosidades da
Com humor, Felipe Tiago fala sobre a cidade enquanto pedala e visita pontos turísticos, rebate comentários de que a cidade seria 'isolada': 'A gente pode até sair de Afuá, mas Afuá não sai da gente'. Menino de Afuá mostra nas redes como é viver na cidade das bicicletas

Reprodução

O paraense Felipe Tiago, de 19 anos, também conhecido como "menino de Afuá", grava vídeos bem-humorados sobre a cidade da Ilha do Marajó. As publicações sobre a "Veneza Marajoara" fizeram o influencer chegar a dois milhões de seguidores.

"Não tem cidade igual, afuaense está no sangue e aqui só ando de bicicleta", afirma.

Afuá está no arquipélago do Marajó, mas apesar de fazer parte do Pará, fica mais próxima da capital do Amapá: Cerca de 84 quilômetros, 4 horas de barco, separam Afuá e Macapá. O acesso a Afuá é feito por táxi aéreo ou barco.

"Quando comecei a mostrar através dos meus vídeos a cidade de Afuá começaram as dúvidas: 'como vocês trabalham aí', 'como funciona a renda de vocês', 'como a comida chega até vocês' - e eu tiro todas as dúvidas porque é muito gratificante ser afuaense", contou ao g1- veja no vídeo abaixo.

Vídeo mostra avenidas e ciclovias por Afuá

'Menino de Afuá' fala sobre orgulho de ser na Veneza Marajoara

A cidade se formou em uma área de várzea, ou seja, em uma área alagada, realidade que estabeleceu uma lei municipal que proíbe o trânsito de carros e motos no município de 37,7 mil habitantes. O principal meio de transporte é a bicicleta e suas variações, conhecidas como "bicitáxi".

Leia também:

'Veneza Marajoara', Afuá mostra como viver sem carros; FOTOS

'Bicitáxi' e 'Bicilância': conheça Afuá, Veneza Marajoara onde só se anda a pé ou com bicicletas

Felipe Tiago já foi bicitaxista na cidade e também mostrou como funciona o serviço por lá. "Meu bicitáxi tem tudo, até som, era como e a gente trabalhasse por aplicativo, mas parado no centro da cidade", diz.

"Como aqui não gasta gasolina, tu gastas tua energia. Até os carros da companhia elétrica são pedalados", conta em uma das suas publicações - veja no vídeo abaixo.

'Menino de Afuá' mostra como funciona bicitáxi

Hoje, "o menino de Afuá" trabalha de segunda a sexta em Macapá, com produção de conteúdo para empresas, e retorna aos finais de semana para Afuá.

"Em Afuá tu vais encontrar paz, vais ver uma criança de 6 anos indo para a escola sem a presença dos pais, o que em outras cidades tu não consegues. Ali as crianças ainda têm essa liberdade de brincar sem o pai se preocupar", detalha - veja no vídeo abaixo.

'Menino de Afuá' fala sobre uso da bicicleta na cidade

Ele rebate comentários de que a cidade seria isolada ou mesmo atrasada. "Pelo fato de não ter carro, nem moto, o pessoal pensa que a gente é isolado para cá: aqui tem campo de futebol; tem aeroporto, que aterrissa só 'teco-teco', mas tem; tem nosso som que é automotivo, mas aqui a gente tem que pedalar; a gente tem energia 24 horas, tem arena de grama sintética; delegacia; escolas com a frente cheia de bicicletas", resume em seus vídeos nas redes sociais.

Feiras de peixes, camarão e açaí atraem moradores e turistas em Afuá

Felipe Tiago aproveita seu alcance nas redes sociais para falar sobre curiosidades da cidade, o funcionamento de serviços, eventos e diz que é grato por representar o município.

"Ver que represento um pouco o povo de Afuá é muito gratificante", diz Felipe Tiago.

Ele também usa seu humor para destacar alguns fatos inusitados da cidade. "Tem o cemitério onde o morto morre duas vezes, porque no mês de março a cidade toda alaga [com o inverno amazônico onde chove mais na região Norte e os rios ficam mais cheios], então o morto da morte que morreu e afogado", conta em um de seus vídeos.

O apego à cidade é tão grande que não acaba após sair ou trabalhar em outros lugares.

"Não tem jeito, a gente pode até sair de Afuá, mas Afuá não sai da gente", afirma.

MAIS VÍDEOS com notícias do Pará: