Após troca de acusações, Índia expulsa do país diplomata sênior do Canadá

.

Após troca de acusações, Índia expulsa do país diplomata sênior do Canadá
País retribuiu movimento feito governo canadense, que expulsou o diplomata indiano do país após o assassinato de um ativista de minoria religiosa. O governo do primeiro-ministro Modi expulsou um diplomata canadense do país

Getty Images via BBC

O governo da Índia anunciou que vai expulsar do país o diplomata sênior do Canadá. A informação foi divulgada durante a madrugada desta terça-feira (19). Nesta semana, Índia e Canadá trocaram acusações que envolvem o assassinato de um ativista de minoria religiosa.

Na segunda-feira (18), o governo do Canadá afirmou que fontes confiáveis asseguraram que agentes do governo da Índia estão ligados ao assassinato de um líder da minoria religiosa sikh. O suposto crime aconteceu em território canadense, em junho.

Hardeep Singh Nijjar era defensor de uma pátria Sikh independente, conhecida como Khalistan, e chegou a ser rotulado pela Índia como "terrorista".

"Qualquer envolvimento de um governo estrangeiro no assassinato de um cidadão canadense em solo canadense é uma violação inaceitável da nossa soberania", disse Justin Trudeau, primeiro-ministro do país.

O caso levou o Canadá a expulsar o diplomata sênior da Índia que trabalhava no país.

Horas depois, a Índia rebateu as acusações. O governo indiano negou envolvimento no assassinato e disse que as alegações canadenses são absurdas e motivadas.

O Ministério das Relações Exteriores da Índia decidiu adotar a mesma medida que o Canadá, expulsando o diplomata sênior canadense do país.

Segundo o governo indiano, essa decisão representa a crescente preocupação em relação à interferência de diplomatas canadenses em assuntos internos do país.

Geralmente, a expulsão de um diplomata expõe crises nas relações diplomáticas entre dois países e representa o descontentamento recíproco entre os governos.

'Visita' inusitada de urso fecha áreas de parque da Disney nos EUA e gera memes

VÍDEOS: mais assistidos do g1