Biden chega a Israel para encontro com Netanyahu sobre conflito no Oriente Médio

.

Biden chega a Israel para encontro com Netanyahu sobre conflito no Oriente Médio
Presidente dos EUA deve fazer 'perguntas difíceis' ao governo israelense, segundo a Casa Branca. Visita acontece em meio a escalada de tensões após hospital ser atacado na Faixa de Gaza. Joe Biden é recebido pelo primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, no Aeroporto Internacional Ben Gurion, em Tel Aviv

Evan Vucci / AP Photo

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, desembarcou em Israel durante a manhã desta quarta-feira (18). Durante a visita ao país, Biden se reunirá com militares e com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu para discutir o conflito no Oriente Médio.

AO VIVO: Acompanhe as últimas notícias do conflito em tempo real

Presidente dos EUA desembarca em Israel

Desde o dia 7 de outubro, quando o Hamas lançou ataques contra Israel a partir da Faixa de Gaza, mais de 4 mil pessoas morreram e milhares ficaram feridas.

Segundo especialistas, a ida de Biden a Israel tem como objetivo demonstrar o apoio norte-americano a Israel e, ao mesmo tempo, tentar evitar que o conflito envolva outros países na região — como o Irã, o Líbano e a Síria.

"Ele fará algumas perguntas difíceis, como um amigo, como um verdadeiro amigo de Israel, mas fará algumas perguntas a eles", disse o porta-voz John Kirby.

Joe Biden é recebido pelo primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, no Aeroporto Internacional Ben Gurion, em Tel Aviv

Evan Vucci / AP Photo

O presidente dos EUA, Joe Biden, se encontra com o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu

Evan Vucci / AP Photo

O presidente dos Estados Unidos desembarca em Israel em um dos momentos de maior tensão no conflito. Na terça-feira (17), um bombardeio contra um hospital na Faixa de Gaza deixou centenas de mortos e resultou em uma troca de acusações sobre quem seria o autor do ataque.

Enquanto Israel responsabiliza a Jihad Islâmica pelo bombardeio, o grupo terrorista nega ter feito operações na região. O Hamas, por sua vez, diz que o ataque ao hospital partiu de Israel.

O ataque também fez com que autoridades da Jordânia, do Egito e da Palestina cancelassem um encontro que teriam com Biden em Amã, logo após a passagem do presidente norte-americano por Israel.

Ao mesmo tempo em que Biden deseja evitar novas escaladas no conflito, o presidente quer desenvolver com Israel um plano para a criação de um corredor humanitário que ajudaria civis que estão na Faixa de Gaza.

Antes mesmo do encontro, Israel afirmou que civis que se deslocassem para o sul de Gaza poderiam receber ajuda em uma zona humanitária, próxima da fronteira com o Egito.

VÍDEOS: conflito entre Israel e Hamas