Máquinas são deslocadas para reparar a passagem de Rafah, no Egito, para levar ajuda humanitária à Gaza

.

Máquinas são deslocadas para reparar a passagem de Rafah, no Egito, para levar ajuda humanitária à Gaza
Rafah é a única passagem não controlada por Israel, mas, bombardeada, está fora de operação desde os primeiros dias do conflito. Caminhões com ajuda humanitária para Gaza aguardam abertura da passagem de Rafah, do lado egípcio, nesta quarta-feira (18).

Reuters

Máquinas para reparar estradas foram enviadas, através da fronteira de Rafah, do Egito para a Faixa de Gaza, com o objetivo de preparar a passagem para a entrega de parte da ajuda humanitária que está armazenada na Península do Sinai, informaram à Reuters fontes de segurança nesta quinta-feira (19).

Rafah é a única passagem não controlada por Israel, mas, bombardeada, está fora de operação desde os primeiros dias do conflito.

Os Estados Unidos e o Egito têm pressionado por um acerto com Israel para que a ajuda seja levada à Faixa de Gaza, e a Casa Branca disse, na quarta-feira (18), que foi acordado uma abertura para até 20 caminhões.

Joe Biden diz que Egito concorda em abrir caminho para entrega de água, comida e remédios para a Faixa de Gaza

A maioria dos 2,3 milhões de residentes de Gaza já dependia de auxílio antes do início do início da guerra: cerca de 100 camiões diariamente forneciam ajuda humanitária ao enclave, de acordo com as Nações Unidas.

Mais de 100 caminhões esperavam perto da passagem do lado egípcio nesta quinta. A ajuda, no entanto, só deve chegar à Gaza na sexta-feira (20), segundo fontes de segurança egípcias.