Lacalle Pou veloz, Boric cordial e Petro agressivo: veja como presidentes sul-americanos reagiram a Milei

A maioria dos presidentes da América do Sul cumprimentaram Javier Milei por sua vitória na Argentina.

Foto: Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

A maioria dos presidentes da América do Sul cumprimentaram Javier Milei por sua vitória na Argentina. O primeiro a fazê-lo foi Guilherme Lasso, do Equador. De saída do governo — seu mandato termina na quinta-feira, 23 —, o político de centro-direita disse que o resultado na Argentina mostra que este é "um bom momento para as democracias na América Latina". Daniel Noboa, que sucederá Lasso, destacou a transparência da eleição e convidou o ultraliberal a buscar cooperação. "Felicito Milei por seu triunfo nas eleições da irmã Argentina, onde seus cidadãos viveram jornada democrática e transparente Convido-o a trabalhar pelo fortalecimento das relações bilaterais e por um futuro próspero que busque cooperação entre nossas nações", disse. Próximo ideologicamente de Milei, o uruguaio Luis Lacalle Pou saudou o colega argentino poucos minutos após a vitória ser decretada, o que indica contentamento com o resultado. Ele destacou que os dois têm "muito a trabalhar em conjunto para melhorar as relações bilaterais dos dois países".

O esquerdista chileno Gabriel Boric escreveu comunicado diplomático em sua rede social, desejando sucesso ao novo presidente do país vizinho e cumprimentando o derrotado Sergio Massa pelo compromisso com a democracia. "Saúdo Javier Milei pela vitória e Sergio Massa pelo digno reconhecimento da derrota. Desejo o melhor ao povo argentino e saiba que sempre terá nosso respeito e apoio. Como presidente do Chile, trabalharei incansavelmente para manter as nossas nações irmãs unidas e colaborando para o bem-estar de todos", disse Boric.

Santiago Peña, presidente direitista do Paraguai, ofereceu "a mão cordial e fraterna" de seu país ao colega eleito. "Saúdo o povo irmão da Argentina, em nome do povo paraguaio, por um dia eleitoral exemplar. Parabenizo Milei pela sua vitória e ofereço a mão cordial e fraterna do Paraguai para fortalecer as relações entre nossos países. Ao grande povo argentino, felicidades", disse.

Milei ainda recebeu congratulações do atual presidente argentino, Alberto Fernández, que apoiou Massa, seu ministro da Economia. "Sou um homem democrático e nada valorizo mais do que o veredicto popular. Confio que amanhã poderemos começar a trabalhar com Javier Milei para garantir uma transição ordenada", prometeu o mandatário em exercício.