Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

COOPERATIVISMO NO AMAZONAS

SEPROR reúne membros da OCB Amazonas, do Acordo de Cooperação Técnica e do Idam

A reunião debateu ajustes nas atividades que estão programadas para serem realizadas em 2024, relacionadas ao cooperativismo no Amazonas


OCB e Sepror unidos em acordo técnico de cooperativismo (Fotos: Isaac Maia - Sepror)

MANAUS - A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) realizou, nesta terça-feira (21/11), reunião de ajuste entre todas as partes que desenvolvem o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) vigente entre o governo do Estado, por meio da Sepror, e o Sistema Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB Amazonas), além do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam).

O titular da Sepror, secretário Daniel Borges, foi representado pelo secretário executivo adjunto de Política Agrícola, Pecuária e Florestal (Seapaf), Airton Schneider. "O evento é importante para dar as tratativas determinadas pelo governo do Estado às cooperativas. É um momento importante com foco para que em 2024 possamos alcançar resultados positivos neste aspecto", afirmou.

A reunião foi coordenada pela presidente da Comissão, Joyce Magalhães, que resumiu o encontro como uma oportunidade de alinhamento de atividades executadas neste ano via ACT. "Encontro de grande relevância para atender as entidades cooperativistas por meio do termo assinado com a OCB, que representa todas as cooperativas do Amazonas, para que em 2024 seja colocado em prática o que prevê o acordo. Um marco que não existia e que o secretário Daniel faz acontecer, para que as políticas públicas cheguem realmente à porta das cooperativas, como determinado pelo governador Wilson Lima, por meio da Sepror", destacou.

O ACT prevê a participação de técnicos da Sepror e Idam, que fazem levantamento de demandas de cooperativas indicadas pela OCB, sejam da área de agronomia, aquicultura, pesca, gestão, capacitação e outras, sendo que em 2024 o diagnóstico que está sendo elaborado será efetivamente executado.

Em outubro, a Sepror criou o Núcleo de Cooperativismo e Associativismo do Setor Primário (Nucap) com uma série de atribuições fundamentais para promover o desenvolvimento do cooperativismo e do associativismo no estado do Amazonas.

Dentre suas funções estão: preparar estudos, programas e projetos voltados para o desenvolvimento do cooperativismo e do associativismo estadual; sistematizar conhecimentos na área da organização rural; prestar assistência técnica às cooperativas e associações do setor primário; oferecer treinamento especializado aos agentes envolvidos na constituição e administração das cooperativas e associações; captar indicadores e efetuar diagnósticos de acompanhamento, avaliação e controle de ações desenvolvidas aos agricultores e produtores rurais assistidos pela secretaria.

Entre outras atribuições, estão: conceder oportunidades de capacitações, interação e socialização entre as organizações do Estado; e promover workshops, cursos e palestras na área de atuação da Sepror.

Cooperativismo Nucap Sepror Amazonas Manaus OCB Amazonas ACT Acordo Governo do Amazonas Daniel Borges Wilson Lima Idam Real Radio Tv Brasil Dominio Oficial realradiotvbrasil realradiotvamerica

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!