Planeta Nove pode estar escondido no Sistema Solar, diz estudo

Planeta Nove pode estar escondido no Sistema Solar, diz estudo

De acordo com um estudo enviado para revista científica The Astronomical Journal e publicado no servidor de pré-impressão arXiv, uma equipe de cientistas continua na busca pelo misterioso suposto Planeta Nove – também conhecido como Planeta X, o corpo celeste seria um dos irmãos dos outros planetas do Sistema Solar. O foco da pesquisa foi coletar dados e refinar as possíveis localizações do enigmático objeto cósmico.

O coautor do artigo e professor de astronomia no Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), Mike Brown, afirma que a equipe está buscando coletar sistematicamente dados sobre todas as regiões do céu onde o suposto Planeta Nove pode estar escondido. A maioria das informações foi coletada por meio do sistema de observação astronômica Panoramic Survey Telescope and Rapid Response System (Pan-STARRS), localizado no Haleakala High Altitude Observatory, no Havaí.