Ministério da Saúde diz que 5,7 mil amapaenses deixaram de tomar a 2ª dose da vacina

Ministério da Saúde diz que 5,7 mil amapaenses deixaram de tomar a 2ª dose da vacina
Falta de retorno acontece principalmente entre os idosos. A imunização em duas doses é necessária para garantir a total proteção individual. Vacinação contra a Covid-19 entre idosos em Macapá

Marcelo Loureiro/GEA/Divulgação

Dos 1,5 milhão de brasileiros, segundo o Ministério da Saúde, que estão com a 2ª dose da vacina da Covid-19 atrasada por não terem retornado aos locais de imunização, 5.741 deles estão no Amapá. Todos eles deixaram de comparecer para tomar a nova dose da CoronaVac.

A 2ª dose é essencial não apenas para proteção individual. Quanto mais pessoas estiverem imunizadas, maior é a barreira criada na comunidade inteira, diminuindo as possibilidades de alguém se infectar.

Para a CoronaVac, o melhor resultado, de acordo com os estudos, ocorre quando a segunda dose é aplicada num intervalo de 21 a 28 dias.

Vacina contra Covid-19 em Macapá: veja quem pode ser vacinado hoje e o que fazer

Quanto tempo dura a proteção das vacinas contra a Covid-19?

Médicos alertam para importância de tomar a segunda dose da vacina no prazo estipulado

O Amapá é o estado do país com menor quantidade de pessoas que não foram buscar a nova dose. A lista é liderada por São Paulo (343.912) e Rio de Janeiro (143.011).

De acordo com o painel de informações sobre a vacinação do governo do estado, até a terça-feira (13), o Amapá havia distribuído 130.742 doses aos municípios.

Destas, 90.222 haviam sido aplicadas, representando 8% da população imunizada com 1ª dose e 2,54 com a 2ª.

Em Macapá, maior cidade do estado, foi iniciada busca ativa de casa em casa para ofertar a nova dose do imunizante para quem não voltou aos postos no prazo determinado na carteira de vacinação.

A capital tem registrado com maior incidência ausência do público de idosos acima dos 80 anos, embora 60% dessa faixa já tenha completado o ciclo total de imunização.

No vídeo abaixo, o microbiologista Atila Iamarino explica por que todo mundo tem que tomar as duas doses. Assista:

Por que são necessárias 2 doses da vacina contra Covid; entenda

Veja o plantão de últimas notícias do G1 Amapá

ASSISTA abaixo o que foi destaque no AP: