Adiada a revalidação do título de Patrimônio Cultural do Brasil para o Tambor de Crioula do Maranhão

Adiada a revalidação do título de Patrimônio Cultural do Brasil para o Tambor de Crioula do Maranhão
De acordo com o Ministério do Turismo, a revalidação busca também mapear informações para elaborar ações futuras de proteção e valorização do patrimônio imaterial. Tambor de crioula do Maranhão

Márcio Vasconcelos

A revalidação do título de Patrimônio Cultural do Brasil para o tambor de crioula do Maranhão foi adiada pela Presidência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em reunião realizada nesta quinta-feira (22).

De acordo com Iphan, o processo de revalidação do Tambor de Crioula do Maranhão já recebeu o parecer favorável pela Câmara Técnica do Patrimônio Imaterial, restando apenas o último passo para a sua aprovação, que é a manifestação favorável pelo Conselho Consultivo.

O G1 errou ao publicar que o Tambor de Crioula do Maranhão havia sido revalidado e recebido novamente o título de Patrimônio Cultural do Brasil. Na verdade, apenas uma das quatro propostas que irão definir se a manifestação vai ou não continuar com o título foi validada, segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (IPHAN) e, outras reuniões devem ser realizadas em breve. A informação foi corrigida às 13h45.

Segundo a assessoria de imprensa do Iphan, a revalidação do Tambor de Crioula vai ser abordada na próxima reunião do conselho. No entanto, não há previsão de data.

Entenda a revalidação

A revalidação deve ser realizada pelo menos a cada dez anos e segue o estabelecido no Decreto nº 3.551/2000. A iniciativa tem como finalidade tanto investigar sobre a atual situação do bem cultural, como levantar informações, averiguar a efetividade das ações de salvaguarda, verificar mudanças nos sentidos e significados atribuídos ao bem, entre outras questões.

A revalidação busca também mapear informações para elaborar ações futuras de proteção e valorização do patrimônio imaterial. Assim, é feito um diagnóstico dos processos de produção, reprodução e transmissão no contexto social, tendo em vista a continuidade como referência cultural para os detentores do bem.

Tambor de Crioula

O Tambor de Crioula do Maranhão é uma tradição de mais de 400 anos. A forma de expressão de matriz afro-brasileira envolve a dança circular, o canto e percussão de tambores. Pode ser realizada ao ar livre, em praças, em terreiros, ou durante eventos e manifestações. É praticado especialmente em louvor a São Benedito.

Essa manifestação ocorre diversas cidades do Maranhão, nela participam as 'coreiras' (dançadeiras), que dançam sob o ritmo dos tambores e pelas toadas puxadas por tocadores e cantadores.