Festival Sonido de música instrumental e experimental começa nesta quarta-feira

Festival, dedicado à música instrumental e experimental realizado em Belém, ganha versão para a TV e internet com artistas paraenses, shows e entrevistas exclusivas. A música instrumental amazônica produzida com seus ingredientes regionais em um dos maiores cartões-postais de Belém. A versão online e televisiva do "Festival Sonido - Música Instrumental & Experimental", que acontece desde 2015 na capital paraense, em pleno Mercado do Ver-o-Peso, agora tem data para estrear. A música instrumental amazônica, com curadoria e produção da Se Rasgum Produções, tem quatro sessions gravadas no Solar da Beira, em Belém. Aprimeira será lançada nesta quarta-feira (4), às 20h30, no canal de TV fechada Music Box e a partir das 21 horas tem lançamento e acesso gratuito no canal do Se Rasgum no YouTube.

A programação, pensada como uma forma de representar o Festival Sonido presencial, traz shows combinados que reúnem a guitarrada, carimbó e o tecnobrega paraense, com uma música eletrônica mais universal, além de entrevistas nos arredores do Mercado do Ver-o-Peso. O Sonido traz a singularidade de ser um festival voltado para a música instrumental e experimental, mas que provoca o público a dançar e curtir um mergulho no trabalho autoral de artistas que transitam entre gêneros pouco visitados e experimentais. Projeto selecionado pelo Edital de Música – Lei Aldir Blanc Pará, apoio cultural Codem e Prefeitura de Belém, produção Se Rasgum Produções e Associação Cultural Amazônia Independente.

O projeto começa no dia 4 de agosto com o Clube da Guitarrada, movimento formado por uma nova geração de músicos com a missão de manter a chama da guitarrada acesa, reverenciando seus mestres e criadores. Mestre Aldo Sena e Curica, que faziam parte dos Mestres da Guitarrada, com o saudoso Mestre Vieira, tocam suas músicas com novo fôlego de arranjos feitos por uma nova geração de músicos influenciados por eles.

Dia 11, o Sonido Sessions apresenta Strobo + STRR, uma fusão moderna de música eletrônica de STRR com um duo que também flerta com o orgânico. Félix Robatto e Tamboiaras, que terá episódio exibido no dia 18, tem a mistura da guitarrada de Félix com os tambores de carimbó das Tamboiaras, grupo percussivo formado exclusivamente por mulheres. E o último episódio, no dia 25, traz o duo Guitarrada das Manas em um flerte com o tecnobrega do DJ Waldo Squash, ex-integrante da Gang do Eletro, numa fusão inédita e interessante.

Todos os featurings do Sonido Sessions são shows exclusivos, que partiram do convite da produção do Festival para que realizassem um encontro em que a unidade sonora e conceitual resultasse em shows únicos e com resultados inéditos, mostrando assim a cara da música instrumental amazônica em suas mais variadas formas.

O Festival Sonido Sessions possui também o objetivo de dar visibilidade para as arrecadações da Associação Comunitária da Passagem Limoeiro (ACPL), associação que surgiu no Bairro do Jurunas (Belém do Pará) ainda nos anos 70. A doação vai ser realizada pelo Sympla, plataforma oficial de vendas da Se Rasgum Produções.