Mário Mazurek toma posse como desembargador do Tribunal de Justiça do Amapá

Mário Mazurek toma posse como desembargador do Tribunal de Justiça do Amapá
Magistrado de 70 anos foi escolhido pelo critério de antiguidade para o lugar de Sueli Pini. Mário Mazurek toma posse como desembargador do Tribunal de Justiça do Amapá

Tjap/Divulgação

O juiz Mário Eusébio Mazurek, de 70 anos, tomou posse nesta segunda-feira (2) como desembargador do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap). Ele foi escolhido pelo critério de antiguidade na quarta-feira (28) para ocupar a vaga deixada por Sueli Pini.

Antes do lançamento de edital para preenchimento da vaga, o Judiciário adiantou que Mazurek era o magistrado mais antigo em exercício e que poderia assumir a função. Ele também foi o único que se inscreveu.

Também integraram a mesa o governador do estado do Amapá, Waldez Góes; o senador da República, Davi Alcolumbre; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amapá, deputado Kaká Barbosa; e a procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Amapá, Ivana Cei.

Estiveram presentes na cerimônia o governador Waldez Góes; o prefeito de Macapá Antônio Furlan; presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Amapá, Auriney Brito; e outros representantes de instituições ligadas ao Judiciário.

Com a posse, o Tjap volta a ter 9 desembargadores, agora todos homens. Confira:

Gilberto Pinheiro - decano;

Carmo Antônio;

Agostino Silvério;

Carlos Tork - vice-presidente do Tjap;

João Lages;

Rommel Araújo - presidente do Tjap;

Adão Carvalho;

Jayme Henrique Ferreira;

Mário Mazurek.

Na foto, após a posse, só não aparece o desembargador Agostino Silvério; (da esq. à dir.) João Lages, Gilberto Pinheiro, Carlos Tork, Rommel Araújo, Mário Mazurek, Carmo Antônio, Adão Carvalho, e Jayme Henrique Ferreira

Tjap/Divulgação

Perfil

Natural de Guarani das Missões, no Rio Grande do Sul (RS), o novo desembargador do Amapá ingressou no Judiciário do estado em 1991 quando foi aprovado no primeiro concurso do Tribunal.

Inicialmente, atuou na comarca de Laranjal do Jari, no Sul do estado, sendo transferido posteriormente para Macapá.

Ao longo dos anos, foi titular de varas civis e criminais e atuou no desembargo como juiz convocado.

Mazurek também assumiu interinamente em curtos períodos de 2018 e 2019 a Prefeitura de Macapá. A medida é prevista quando o prefeito, o vice e o presidente da Câmara de Vereadores estão ausentes da função no município, em caso de viagem ou licença. Nesse caso, o juiz mais antigo na entrância final da Comarca ocupa o cargo.

Mário Mazurek, após ser empossado desembargador do Tribunal de Justiça do Amapá

Tjap/Divulgação

Juiz Mário Mazurek quando assumiu interinamente a prefeitura de Macapá

PMM/Divulgação

Veja o plantão de últimas notícias do G1 Amapá

ASSISTA abaixo o que foi destaque no AP: