Japão cancela GP de F-1, que estava previsto para outubro

Governo japonês anunciou que ampliará o estado de emergência sanitária para mais sete regiões, O Grande Prêmio de Fórmula 1 do Japão, que aconteceria em outubro no autódromo de Suzuka, foi cancelado pelo segundo ano consecutivo devido à situação de saúde no país, anunciaram os organizadores nesta quarta-feira (18).

Após discussões "com as autoridades japonesas, a decisão do governo japonês foi de cancelar a corrida devido às dificuldades ligadas à pandemia", anunciou em um comunicado a empresa americana que organiza o campeonato.

Na terça (17), o governo japonês anunciou que ampliará o estado de emergência sanitária devido à pandemia do novo coronavírus para mais sete regiões, com o objetivo de combater o aumento dos contágios, a uma semana do início dos Jogos Paralímpicos de Tóquio. A medida de emergência, que proíbe a venda de bebidas alcoólicas em bares e restaurantes e determina o fechamento dos estabelecimentos às 20 horas, já está em vigor em Tóquio e outras cinco regiões.

A previsão inicial era encerrar o estado de emergência no próximo dia 31, mas o governo decidiu estender as medidas para outras regiões e prosseguir com o controle até 12 de setembro.

O Japão tem um número consideravelmente menor de casos de covid-19 na comparação com outros países, apesar de não ter determinado confinamentos. O programa de vacinação do país, no entanto, começou mais tarde e avança de maneira mais lenta que outros países desenvolvidos: apenas 37% da população está imunizada. Nos últimos dias, o Japão registrou mais de 20 mil casos de Covid-19 a cada 24 horas, um recorde para o país.

A alta de casos teve início antes dos Jogos Olímpicos em julho e prosseguiu durante o evento, que aconteceu sem público. O Comitê Organizador de Tóquio-2020 anunciou na última segunda-feira que a Paralimpíada também acontecerá sem torcedores nos locais de competição.