Agricultores são mapeados no Amapá em plataforma para vendas on-line de alimentos

Agricultores são mapeados no Amapá em plataforma para vendas on-line de alimentos
Projeto Quintais Florestais já está disponível e aceitará cadastros durante 2 meses. Feira do Produtor do bairro Buritizal, em Macapá

Maksuel Martins/GEA

Com o objetivo de incluir e ampliar o quantitativo de agricultores no processo de distribuição de alimentos, foi lançada no Amapá, nesta quarta-feira (29), a chamada pública para o projeto Plataforma Quintais Florestais. Para participar, é necessário ao produtor realizar um cadastro virtual que vai compor um sistema na web com os produtos dos trabalhadores locais.

O cadastro faz parte do módulo de criação do projeto desenvolvido por pesquisadores da Universidade Estadual do Amapá (Ueap) em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec) e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap).

Acesse a Plataforma Quintais Florestais

Leia o manual

Neste primeiro momento o governo recebe inscrições de produtores que têm interesse em participar. O cadastro é feito neste link e aceita a inscrição de grupos ou produtores individuais. Um manual com fichas e passo-a-passo também foi disponibilizado pelos organizadores.

Plataforma Quintais Florestais já está disponível

Núbia Pacheco/G1

O cadastro ficará aberto para os produtores durante 2 meses a partir desta quarta-feira (29). Após encerrar o prazo da chamada pública, os pesquisadores vão iniciar a fase de teste da plataforma, que pode se estender pelo período de até um ano.

A plataforma funcionará como um "marketing place" para comercialização, onde será possível acessar o histórico das transações, notas fiscais e a forma como são utilizados os recursos públicos, segundo o governo.

De acordo com o Perseu Aparício, coordenador do projeto, o site tem previsão de ser lançado oficialmente em maio do ano que vem.

"Hoje fazemos a chamada pública para eles e, a partir dessa informação, vamos disponibilizar uma plataforma. A gente pretende fazer o lançamento e deixar disponível para uso como uma plataforma publica do estado", detalha o pesquisador.

Frutas, verduras e outros alimentos produzidos no Amapá

Maksuel Martins/GEA

O projeto pretende dar mais visibilidade aos agricultores do Amapá no processo de distribuição de alimentos para os setores públicos e privados, tendo como foco principal as escolas das redes públicas de ensino estaduais e municipais.

De acordo com a pesquisa, o novo sistema pode proporcionar a inclusão dos pequenos produtores nas novas práticas de comercialização pela web, que foram expandidas em função do isolamento social e demais protocolos de segurança durante a pandemia da Covid-19.

Veja o plantão de últimas notícias do G1 Amapá

ASSISTA abaixo o que foi destaque no AP: