OIAPOQUE PASSA A TER BARREIRAS , VACINAÇÃO E TESTAGEM EM MASSA CONTRA COVID-19

Estratégia adotada por equipes de saúde busca rastrear infectados e evitar mais contaminações. Ações também serão levadas para Tartarugalzinho. Barreira foi montada no terminal rodoviário de Oiapoque.

OIAPOQUE PASSA A TER BARREIRAS , VACINAÇÃO E TESTAGEM EM MASSA CONTRA COVID-19

OIAPOQUE (Amapá) - Após a alta de casos de Covid-19 em Oiapoque, uma força-tarefa deu início na segunda-feira (4) a barreiras sanitárias, testagem em massa, vacinação e rastreamento de infectados, entre moradores e viajantes, no município que fica no Norte do Amapá, na fronteira do Brasil com a Guiana Francesa.

Os órgãos de saúde buscam conter o avanço da doença. Por isso, o trabalho se estende preventivamente ao município de Tartarugalzinho, por ser rota de passagem.

A força-tarefa coordenada pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) é em parceria com os dois municípios e com o Ministério da Saúde.

O terminal rodoviário e a área comercial de Oiapoque foram os primeiros alvos das equipes de fiscalização. De acordo com a diretora Executiva de Vigilância em Saúde, Iracilda Pinto, a estratégia também inclui visitas com o retorno das testagens em massa.

"Serão testado os profissionais da saúde, e a população por demanda espontânea. Terá a testagem em bairros com maior número de casos", informou Iracilda.

Além disso, a equipe montou uma estratégia de vacinação com chamada para pessoas que precisam receber a 2ª dose e a dose de reforço para idosos acima de 60 anos e profissionais da saúde.

Em atenção ao aumento dos casos, que ocorre desde a segunda quinzena de setembro, o novo decreto municipal publicado no Diário Oficial de Oiapoque na sexta-feira (1º) determinou a suspensão das aulas em todos os níveis de ensino das redes públicas e privadas de Oiapoque.

A SVS informou que busca o apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para tentar frear o tráfego de pessoas na fronteira e a circulação da variante Delta.