Explosões em Uganda deixam mortos

Explosões em Uganda deixam mortos
Uma TV local disse que 'dezenas' de pessoas ficaram feridas e que houve duas explosões - uma muito perto do parlamento e outra próximo da delegacia central de polícia. Mulher é consolada perto de local de explosão em Kampala, capital de Uganda, no dia 16 de novembro

Abubaker Lubowa/Reuters

Duas explosões no centro de Kampala, a capital de Uganda mataram pelo menos duas pessoas e incendiaram vários carros nesta terça-feira (16), informou a televisão local.

A NTV Uganda disse que dezenas de pessoas ficaram feridas e que uma muito perto do parlamento e outra próximo da delegacia central de polícia. O parlamento foi esvaziado, informou a estação de televisão.

Um repórter da NTV Uganda disse que viu dois corpos. A causa das explosões ainda não foi esclarecida.

Policiais isolam área onde ocorreu explosão em Kampala, capital de Uganda, no dia 16 de novembro

Abubaker Lubowa/Reuters

Uma porta-voz militar de Uganda, brigadeiro Flavia Byekwaso, disse à Reuters que houve múltiplas explosões e múltiplas baixas, mas sem dar mais detalhes.

Irene Nakasiita, porta-voz da Cruz Vermelha de Uganda, disse que divulgaria informações sobre as explosões mais tarde. O porta-voz da polícia de Uganda não respondeu imediatamente aos pedidos de comentários.

Al Qaeda da Somália

Soldados de Uganda estão lutando contra insurgentes do grupo al-Shabaab ligados à Al Qaeda na Somália como parte de uma força de paz da União Africana. O grupo Al Shabaab já realizou vários atentados mortais em Uganda.

Veja abaixo um vídeo de 2018 sobre um ataque do Al Shabaab na Somália.

Terroristas do grupo Al Shabaab atacam prédio do governo na Somália

No mês passado, o Estado Islâmico fez sua primeira reinvindicação por uma explosão em Uganda. Aquela bomba matou uma garçonete de um restaurante.

Também no mês passado, a polícia de Uganda disse que um homem-bomba explodiu um ônibus, ferindo outras pessoas.