Equipe de Reportagem percorreu a BR-317 para mostrar dificuldades enfrentadas pelos motoristas ao longo da rodovia. Amazônia Que Eu Quero: Reportagem mostra a trafegabilidade da BR-317Trechos críticos, desvios, buracos, equipes trabalhando na manutenção. Esses são alguns dos problemas que obrigam o motorista a reduzir a velocidade e dirigir com muita cautela na BR-317. A rodovia é responsável por integrar o Acre à rota Interoceânica, que passa pela capital, Rio Branco, e outras cinco cidades. A Estrada do Pacífico, a Via Interoceânica, começa em Porto Velho (RO) pela BR-364 e segue no Acre pela BR-317, passando pelas cidades de Rio Branco, Senador Guiomard, Capixaba, Xapuri, Epitaciolândia, Brasileia e Assis Brasil, município acreano que faz fronteira com o Peru e a Bolívia – a chamada tríplice fronteira.Em maio foi inaugurada a Ponte do Abunã, no Rio Madeira, o que deixou o Acre integrado com os demais estados brasileiros e com mais possibilidades de exportação dos alimentos e produtos acreanos. A integração reduziu o tempo de transporte, custos e fortaleceu a exportação do estado acreano para os países andinos e a Ásia pela Estrada do Pacífico, que liga o Brasil ao sul do Peru.Uma equipe da Rede Amazônica Acre fez o percurso da rodovia até Assis Brasil, interior do estado, para mostrar a trafegabilidade da rota. Ter uma rodovia em boas condições é importante para que o acreano exporte seus produtos.Estrada tem equipes trabalhando em manutenção e desviosReprodução/Rede Amazônica AcreTrafegabilidadeAo longo da estrada foram encontradas plantações de soja, milho e um dos seis silos graneleiros que foram implantados no estado para secagem e estocagem da produção agrícola. Durante o percurso também são encontrados trechos que já passaram por obras do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) e foram recapeados. Já em um ponto entre os municípios de Capixaba e Xapuri parte da estrada desabou e o risco é grande para os motoristas que precisam reduzir a velocidade ao passar pelo local onde foi feito um desvio. Leia também:Com ponte do Madeira, AC espera fortalecer rota para exportar produtos brasileiros pelo PacíficoTrecho da BR-317 rompe e deixa cidades isoladas no interior do ACSem ponte, relembre como o Acre ficou isolado do resto do país há 7 anos na cheia histórica do Rio MadeiraO departamento disse que nos últimos dois anos foram restaurados 52 quilômetros da BR-317. A autarquia também mantém ao longo de toda a rodovia equipes de manutenção e conservação rotineira. Foram encontradas uma das equipes fazendo trabalhos de aterro na rodovia, próximo da cidade de Xapuri, já que no local existe um açude que acaba provocando erosões.O Dnit disse também que já fizeram a contratação de uma empresa que iniciou a operação tapa buracos para zerar os buracos entre os quilômetros 196 e 292 da BR-317, trecho que fica entre Xapuri e Epitaciolândia. BR tem trechos críticos que exigem atenção e cuidado do motoristaReprodução/Rede Amazônica AcreDesvio e investimentosPróximo ao município de Epitaciolândia, a equipe de reportagem encontrou um dos piores pontos da estrada, onde foi necessário fazer um desvio. O trecho rompeu em março desse ano. Em reposta, o Dnit afirmou que já fez a licitação e contratou uma empresa que fez o desvio e sinalização da área. A conclusão desse trecho só deve ser feita no período de estiagem do ano que vem.Este ano o Dnit disse que os investimentos realizados pelo departamento nos mais de 1,2 mil quilômetros da malha rodoviária federal do Acre ultrapassa R$ 120 milhões. O órgão deve continuar com os investimentos para garantir a segurança dos motoristas e, principalmente, do transporte de carga. Enquanto isso, quem passa pela rodovia enfrenta trechos críticos com erosão, desvios e equipes trabalhando na manutenção. A reportagem integra a plataforma Amazônia Que Eu Quero, uma iniciativa da Fundação Rede Amazônica e das empresas do Grupo.AMAZÔNIA QUE QUE QUERO
BR-317: Rodovia que liga o Acre à Interoceânica tem buracos, desvios e trechos críticos
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- 23:22:56
- 30/11/2021
Fonte: G1
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