Deputados assinam abono salarial para mais de 12 mil servidores da Educação do Acre

Deputados assinam abono salarial para mais de 12 mil servidores da Educação do Acre
Proposta foi apresentada e aprovada nesta quarta-feira (8) durante sessão na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). Deputados aprovaram a proposta de pagamento do abono salarial para os servidores da Educação Estadual

Reprodução/Rede Amazônica Acre

Os deputados estaduais assinaram, nesta quarta-feira (8) durante sessão na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o abono salarial para mais de 12 mil servidores Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE). A proposta foi apresentada após protestos de servidores administrativos e de apoio, que não tinham sido contemplados com o abono.

O governo fez consultas ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-AC) e à Procuradoria Geral do Estado (PGE) para aumentar de 8,5 mil para 12,5 mil servidores contemplados.

No dia 27 de novembro, após ser alvo de protesto, governo voltou atrás e aumentou o número de beneficiados. O recurso faz parte do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A chamada sobra do Fundeb chega a mais de R$ 160 milhões, que agora vai ser rateada para mais servidores.

O governador Gladson Cameli tinha assinado o projeto de lei que concede o abono salarial aos profissionais da Educação no dia 23 de novembro.

Inicialmente, a proposta beneficiava somente os professores, especialistas em educação, coordenadores de ensino, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e servidores cedidos que estejam na função de magistério e direção escolar e lotados nas unidades de ensino.

Excluídos do benefício, os trabalhadores de apoio e administrativo fizeram protesto

Eldérico Silva/Rede Amazônica

Protestos

Excluídos do benefício, os trabalhadores de apoio e administrativo foram para frente da Casa Civil na quarta-feira (24) para protestar e chegaram e fechar ruas do Centro da capital.

Segurando cartazes com os dizeres: “Governador, nos respeite!”, “Nós também temos direito” e “Assistente também é educador”, o grupo pediu abono salarial para todos os servidores da Educação.

Reveja todos os telejornais do Acre