Cinzas de Desmond Tutu são depositadas na Cidade do Cabo

Cinzas de Desmond Tutu são depositadas na Cidade do Cabo
Restos estão agora em sua antiga paróquia; cerimônia foi reservada à família. Sul-africanos se despedem de Desmond Tutu em velório neste sábado

As cinzas do arcebispo Desmond Tutu, um herói nacional na África do Sul pela sua luta contra o apartheid, foram depositadas neste domingo (2) em sua antiga paróquia da Cidade do Cabo, um dia após o velório e enterro.

"As cinzas do arcebispo emérito Desmond Tutu foram depositadas na Catedral de São Jorge, em um culto familiar privado", informou a igreja anglicana em um comunicado.

Sua viúva, conhecida como Mama Leah, compareceu à cerimônia religiosa.

As cinzas agora repousam em um lugar especial em frente ao altar-mor, sob uma pedra gravada em letras maiúsculas: "Desmond Mpilo Tutu Out 1931 - Dez 2021 Arcebispo da Cidade do Cabo 1986-1996".

Desmond Tutu morreu no dia 26 de dezembro, aos 90 anos.

A África do Sul prestou homenagem à figura global no sábado (1º) em um funeral discreto, como ele desejava.

O corpo do ganhador do Prêmio Nobel da Paz foi reduzido a pó por aquamação, um método de cremação de água considerado uma alternativa ecologicamente correta aos sistemas convencionais.

Membros da família de Desmond Tutu passam por uma parede de lembranças repleta de flores e mensagens de condolências deixadas pelo público em frente à Catedral de St. Georges, na Cidade do Cabo, África do Sul.

REUTERS/Sumaya Hisham

Tutu surgiu nos piores anos do regime racista abolido em 1991. Ele organizou marchas pacíficas contra a segregação e defendeu sanções internacionais contra o regime branco de Pretória.

Após a eleição de Nelson Mandela em 1994, ele presidiu a Comissão da Verdade e Reconciliação (TRC).

Veja os vídeos mais assistidos do g1