Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Tecnologia

Operadoras aceitam atrasar ativação do 5G perto de alguns aeroportos dos EUA


Após novo pedido de companhias aéreas, AT&T e Verizon decidiram estrear nova faixa do 5G no país, mas limitar as antenas em alguns locais. 5G

Josep Lago/AFP

As operadoras de telefonia AT&T e Verizon vão atrasar a ativação da rede 5G em torno de "certos aeroportos" dos Estados Unidos para evitar o potencial "caos", temido por companhias de aviação.

A partir desta quarta-feira (19), AT&T e Verizon começam a ativar uma nova faixa da tecnologia em todo o país, mas seguirão uma recomendação da agência americana de aviação, a FAA, que alertou sobre possíveis interferências entre as frequências usadas pela 5G e instrumentos de voo essenciais para a aterrissagem de aeronaves em certas condições.

Por enquanto, a FAA validou o uso de alguns modelos de altímetros e deu seu aval para 48 de 88 aeroportos americanos que estão entre os mais diretamente afetados pelos riscos de interferência, impondo restrições em alguns casos.

ENTENDA: Por que as companhias aéreas temem o 5G

GUIA DO 5G: saiba tudo sobre a nova tecnologia

As aéreas afirmam que o uso da Banda C (faixa que utiliza o espectro entre 3.7 GHz a 6.425 GHz) no 5G poderia interferir em componentes eletrônicos da aeronave, especialmente os altímetros (medidores de altitude).

Esse equipamento opera por rádio nas aeronaves e usa frequências próximas ao 5G. Eles são responsáveis por calcular a distância exata do avião em relação ao solo, usados especialmente em operações de pouso por instrumentos, quando a visibilidade na pista está reduzida, para evitar acidentes e colisões.

Diretores de 10 empresas de transporte aéreo alertaram na última segunda-feira (17) para "caos" em potencial que representaria a ativação perto de alguns aeroportos e pediram uma intervenção às autoridades para evitar "uma perturbação operacional para os passageiros, os trabalhadores de transporte, as redes de abastecimento e a entrega de bens médicos essenciais".

As operadoras de telefonia, que já tinham adiado duas vezes a ativação da 5G desde dezembro, aceitaram retardar temporariamente a ativação das torres de telefonia móvel em volta de certas pistas de aeroportos, enquanto continuam com o lançamento da rede no resto do país.

A AT&T decidiu, por exemplo, não ativar as torres instaladas em um perímetro de 3,2 km em torno dos aeroportos especificados.

O presidente Joe Biden agradeceu às duas operadoras em um comunicado. Segundo ele, a decisão evita perturbar o tráfego aéreo e permite a ativação da imensa maioria das torres de telefonia móvel 5G, elemento essencial para a competitividade do país.

Especialistas da Casa Branca vão continuar trabalhando "sem descanso" com as operadoras de telefonia, as companhias aéreas e as fabricantes de aviões para encontrar "uma solução permanente e funcional em torno destes aeroportos-chave", assegurou.

Frustração

A decisão foi tomada para "continuar trabalhando com a indústria aeronáutica e a FAA" e "fornecer informações mais amplas" sobre a nova tecnologia, segundo a AT&T.

As duas operadoras lamentaram, no entanto, que as autoridades tenham demorado tanto em reagir à ativação da 5G, prevista há pelo menos dois anos.

A FAA e as companhias aéreas do país "não foram capazes de resolver a problemática da 5G em torno dos aeroportos, embora a tecnologia tenha sido ativada de forma segura e eficaz em mais de 40 países", destacou um porta-voz da Verizon em mensagem transmitida à agência de notícias AFP.

"Estamos frustrados com a incapacidade da FAA de fazer o que quase 40 países fizeram, que é ativar com toda a segurança a tecnologia 5G sem perturbar os serviços aéreos", destacou a AT&T em mensagem à parte.

A questão das consequências da ativação da 5G nos Estados Unidos começou a ganhar força em novembro, após a publicação pela FAA de um boletim especial, pedindo às empresas afetadas para compartilhar informações específicas sobre os altímetros, radar que mede a distância que separa o avião do solo e é essencial para pousar de noite ou em caso de visibilidade ruim.

Certas frequências disponibilizadas para a AT&T e Verizon em fevereiro de 2021 ao fim de uma licitação de dezenas de bilhões de dólares, que vão de 3,7 a 3,98 GHz, são próximas às usadas pelos altímetros, que funcionam no espectro de 4,2 a 4,4 GHz.

Embora não haja risco de interferência direta entre as frequências, a intensidade da emissão das antenas 5G ou parte de suas emissões poderiam gerar problemas em certos altímetros.

Em dezembro, as fabricantes de aeronaves Airbus e Boeing também expressaram "preocupação" sobre possíveis perturbações nos instrumentos de seus aviões pela 5G nos Estados Unidos, pois o país escolheu frequências mais próximas das de seus altímetros do que as usadas na Europa, na Coreia do Sul e no Brasil.

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!