Presidente da Ucrânia diz que Rússia criou base legal para novas agressões e pede rapidez em sanções

Presidente da Ucrânia diz que Rússia criou base legal para novas agressões e pede rapidez em sanções
Volodymyr Zelensky afirmou ainda que as sanções que a União Europeia devem incluir um fechamento completo do duto de Nord Stream 2. Presidente da Ucrânia diz que ação da Rússia é sem precedentes e pede sanções

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta terça-feira (22) que a decisão da Rússia de enviar tropas para a região leste da Ucrânia cria uma base legal para novas agressões por parte dos russos.

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

Para Zelensky, as sanções que a União Europeia devem incluir um fechamento completo do duto de Nord Stream 2, que leva gás da Rússia para a Europa Ocidental. Ele afirmou que o país precisa de ajuda rápida com as sanções, e que não se pode aguardar uma escalada de tensões.

Leia também

Presidente ucraniano diz que não fará concessões territoriais e pede 'medidas claras e eficazes' de aliados contra a Rússia

Putin reconhece duas regiões separatistas da Ucrânia como independentes

Como o reconhecimento de áreas separatistas pode inflamar ainda mais a crise na região

Ele ainda disse que tem recebido apoio de líderes corajosos e que há alguns diplomatas que estão deixando o país.

Zelensky disse ainda que o Ministério de Relações Exteriores do país o consultou sobre a possibilidade de romper relações diplomáticas com a Rússia.

Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em entrevista coletiva no dia 14 de fevereiro

AP Photo/Efrem Lukatsky

Primeiro pronunciamento

Volodymyr Zelensky já havia acusado a Rússia de arruinar as negociações de paz e descartado fazer quaisquer concessões territoriais em um discurso à nação transmitido pela TV.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, autorizou o envio de militares russos para "manter a paz" nas regiões separatistas da Ucrânia em um decreto assinado na segunda-feira (21).

O documento, divulgado pela agência estatal RIA, foi assinado no mesmo momento em que Putin oficializa o reconhecimento da independência das regiões de Donetsk e Luhansk.

Vídeos: entenda os conflitos entre Rússia e Ucrânia