Agricultor produz 4 toneladas de macaxeira ao mês em área menor que dois campos de futebol

Depois de investimentos em plantio adensado, rotação de culturas e irrigação, todo mês tem colheita da raiz. É de uma pequena área, de apenas dois hectares, que o agricultor e técnico em agropecuária Gustavo Vivian tira a maior parte da renda da família, com uma plantação de milho e macaxeira.

Agricultor produz 4 toneladas de macaxeira ao mês em área menor que dois campos de futebol
Boa Vista (Roraima) - Depois de investimentos em plantio adensado, rotação de culturas e irrigação, todo mês tem colheita da raiz. É de uma pequena área, de apenas dois hectares, que o agricultor e técnico em agropecuária Gustavo Vivian tira a maior parte da renda da família, com uma plantação de milho e macaxeira.

Segundo Gustavo, a produtividade da plantação é considerada alta, mesmo em um espaço reduzido. E isso só foi possível com a união de plantio adensado, rotação de culturas e irrigação. Com o adensamento da plantação, ele garante mais macaxeira por hectare.

"O plantio adensando permite mais plantas por hectare, dessa forma a gente muito mais quantidade de raiz. Isso permite um aproveitamento melhor da área [...] No caso da macaxeira, utilizamos um metro entre fileiras e 50 cm entre plantas", diz o agricultor.

O foco da produção de Gustavo é a macaxeira. Além do melhor aproveitamento da área, com a técnica, ele garante que as raízes mantenham um padrão de tamanho, o que facilita a comercialização. A colheita começa depois de nove meses de desenvolvimento.

"O mercado, hoje em dia, não quer mais macaxeira grossa. O consumidor prefere macaxeira desse padrão mediano. As pessoas querem que ela cozinhe melhor", comenta Gustavo.

Mas, antes de decidir fazer o plantio adensado, o agricultor deve procurar orientação técnica. Gustavo tem formação na área como técnico em agropecuária. Para que o sistema produtivo dê certo, é preciso um estudo criterioso, conforme o engenheiro agrônomo Leonardo Lima.

"Deve-se observar a estrutura, a mão de obra, as condições de clima e solo, dessa estrutura dentro da propriedade. Lembrando que quando eu estou colocando mais plantas numa determinada área, minha pressão de pragas pode aumentar. O monitoramento feito por um técnico é essencial pra que isso dê certo", orienta Lima.

Ainda conforme Lima, com a tecnificação, o plantio adensado pode ser usado no cultivo de diversas culturas. Mas, é preciso criar as condições necessárias para a quantidade de plantas no espaço menor.

"Para cultivar de forma satisfatória, obter boa produtividade boa, eu preciso atender as exigências nutricionais dessas culturas, disponibilidade hídrica, de manejo dentro dessas áreas, para que eu possa ter produtividade elevada", explica Lima.

Rotação de culturas

Para evitar pragas e doenças no plantio de macaxeira, Gustavo aposta na rotação de culturas. Depois de colhida a raiz, o talhão recebe o milho. No novo ciclo, a macaxeira vai se desenvolver com os nutrientes deixados na terra após o plantio do milho. O grão também oferece cobertura de palhada, o que aumenta a quantidade de material orgânico no solo.

"O desenvolvimento da macaxeira é muito melhor. Com o plantio rotacionado, a gente aproveita adubação anterior do milho. Então, a gente não precisa ficar gastando demais com adubação, só mantém com adubação de manutenção", comenta Gustavo.

A irrigação é simples, por aspersão. O que garante macaxeira no período seco.

Com a combinação dessas técnicas, todo mês tem colheita de macaxeira nessa plantação. Em média, são retiradas quatro toneladas. Mais produtividade em menos espaço e com produtos que atendem as exigências do mercado, e garantem renda e capital de investimento o ano todo.

"O mercado consome muito mais macaxeira, a média por mercado é de 500 kg por semana. O milho também tem uma saída muito boa", conta Gustavo.

A produção da família abastece o mercado de Boa Vista. Gustavo acredita que sem as técnicas, não teria a mesma produtividade no espaço menor.

"Além de ter um produto de qualidade o ano inteiro, e também barato na mesa do consumidor, isso também vai beneficiar o agricultor, por não ter aquele tempo sem dinheiro. Então, ele passa o ano inteiro com capital de giro muito bom na propriedade dele", complementa o agricultor.