Projeto realiza programação voltada para a inclusão social e digital de pessoas idosas no Pará

Projeto realiza programação voltada para a inclusão social e digital de pessoas idosas no Pará
Curso de atualização digital será transmitido pelo YouTube, de 17 a 21 de maio, além de duas rodas de conversa sobre envelhecimento e capacitação por meio dessas ferramentas. Inclusão digital traz benefícios na terceira idade

Divulgação

O projeto Cotidiano Digital quer incentivar a autonomia da pessoa idosa com a ajuda de tecnologias digitais. Uma ampla programação voltada para a inclusão social e digital dessas pessoas será realizado em transmissão pele internet, de 17 a 21 de maio.

Pagar contas, trabalhar de casa, informar-se e consumir entretenimento totalmente via internet são parte do dia a dia de milhares de brasileiros na era digital. Mas, para quem tem 60 anos ou mais, essa realidade não é tão simples e encontrar uma forma de se inserir nesse contexto dá autonomia aos idosos.

De acordo com o relatório Painel TIC 2019: Pesquisa web sobre o uso da Internet no Brasil durante a pandemia do novo coronavírus, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.BR), as principais atividades realizadas pela internet durante a pandemia estão ligadas a: cultura, comércio eletrônico, serviços públicos on-line, telessaúde e teletrabalho. O Painel TIC 2019 expõe, por exemplo, como apenas uma pequena parcela de pessoas idosas acessou a algum tipo de serviço público on-line, além de como essa população esteve entre aquelas que mais realizaram alguma forma de teletrabalho.

"O objetivo é esse, congregar pessoas em volta de um tema tão presente em nosso cotidiano: as tecnologias de comunicação. E, não só isso, envolver as faixas de idade acima dos 60 anos. Mas, sem determinismos. As experiências com essas telas aí no nosso dia a dia são bem variadas. Tem pessoas que demonstram mais ou menos familiaridade com tudo isso”, afirma Camila Simões, coordenadora do projeto e doutoranda e pesquisadora em Ciências da Comunicação pela UFPA.

Curso de Atualização Digital

O curso terá cinco encontros e será transmitido via canal do Youtube da Secretaria de Cultura do Pará (Secult). Entre os assuntos abordados estão: como usar os diversos dispositivos tecnológicos; formas de identificar sites e notícias confiáveis; impactos da cultura digital no mercado de trabalho; e o celular como parte do cotidiano.

As rodas de conversa terão limite de 20 pessoas, mediação de profissionais da saúde e serão sobre os temas “Internet 60+: identidade, envelhecimento e trocas online”, no dia 19/05; e “Internet 60+: os desafios para a autonomia digital”, no dia 20/05.

Serviço

Curso de Atualização Digital

17 a 21 de maio, no canal do Youtube da Secult

Rodas de conversa

19/05: Internet 60+: identidade, envelhecimento e trocas online;

20/05: Internet 60+: os desafios para a autonomia digital.