Amazon planeja 83 lançamentos de satélites em 5 anos para concorrer com SpaceX; entenda a corrida das empresas

Amazon planeja 83 lançamentos de satélites em 5 anos para concorrer com SpaceX; entenda a corrida das empresas
Empresa de Jeff Bezos anunciou acordos com três empresas para iniciar 'constelação' de 3.236 satélites. Até o momento, a concorrente fundada por Elon Musk colocou 2.000 dispositivos em órbita para sua rede Starlink. Homem passa em frente a logo da Amazon em Mumbai, na Índia.

REUTERS/Francis Mascarenhas

A Amazon anunciou nesta terça-feira (5) acordos inéditos com três empresas para colocar milhares de satélites em órbita baixa da Terra. O objetivo é fornecer internet banda larga para milhões de pessoas, assim como a concorrente SpaceX, do bilionário Elon Musk.

"Os contratos preveem até 83 lançamentos em um período de cinco anos, permitindo que a Amazon implante a maioria de sua constelação de 3.236 satélites", informou a empresa em um comunicado. A companhia disse que o acordo é a "maior encomenda de foguetes da história".

O custo total e o cronograma dos lançamentos para o Projeto Kuiper, como o serviço é conhecido, não foram divulgados pela Amazon. A empresa disse que o foco de sua rede de internet banda larga é fornecer conexão de alta velocidade em locais remotos.

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"Ainda temos muito trabalho, mas a equipe continua alcançando marco após marco em todos os aspectos do nosso sistema de satélites", celebrou o vice-presidente da Amazon, Dave Limp.

A United Launch Alliance (ULA) terá a maior fatia dos contratos firmados pela Amazon, com 38 lançamentos. A empresa espacial é formada pelas gigantes americanas Boeing e Lockheed Martin.

Em seguida, está a Blue Origin, que assim como a Amazon, foi fundada pelo bilionário Jeff Bezos. A empresa fará 12 lançamentos (com a opção de 15 adicionais) com seu futuro foguete New Glen e também se beneficiará do contrato com a ULA, porque fabrica os motores do foguete Vulcan Centaur de sua concorrente.

A única participante não americana, a francesa Arianespace, ficou responsável por 18 lançamentos.

Corrida pelos satélites

A Amazon tem autorização da Comissão Federal de Comunicações (FCC), equivalente americana da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para operar uma rede com 3.236 satélites.

Já a SpaceX colocou 2.000 satélites em órbita até o momento – dos 12.000 previstos – para a sua rede de internet Starlink. O serviço é oferecido em vários países.

Mas por que Bezos e Musk investem na internet via satélite quando já existe fibra óptica? A resposta pode estar na própria fibra óptica: para oferecerem esse tipo de internet, as empresas precisam criar uma grande rede de cabos, o que não é viável financeiramente para qualquer local.

É comum que esse tipo de infraestrutura se concentre nas cidades onde os provedores entendem que terão um retorno considerável. Em regiões remotas, a oferta desses serviços é limitada e, em alguns casos, é preciso recorrer ao serviço de internet via satélite, que já é oferecido por várias empresas.

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Arte/g1