Adepará apreende quase uma tonelada de pirarucu transportado de forma inadequada em Belém

Pescado estava no interior de um veículo e na carroceria de uma caminhonete embalados apenas com lonas plásticas.

Adepará apreende quase uma tonelada de pirarucu transportado de forma inadequada em Belém

Belém (Pará) - Uma carga com aproximadamente uma tonelada de pirarucu foi apreendida por estar sendo transportada de forma inadequada e sem procedência. O pescado estava no interior de um veículo e na carroceria de uma caminhonete embalados apenas com lonas plásticas.

A ação foi realizada por fiscais da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), em parceria com a Polícia Civil.

"A falta de inspeção e fiscalização em produtos de origem animal destinados ao mercado, bem como a má conservação e o preparo inadequado desses produtos, afetam diretamente a saúde e o bem estar do consumidor", ressalta o médico Veterinário Elton Toda, gerente de pescado, mel e derivados.

As ações combatem a clandestinidade dos produtos e subprodutos de origem animal e vegetal, que devem obrigatoriamente ser comercializados com rotulagem e embalagem aprovada pelo Serviço de Inspeção Municipal, Estadual ou Federal.

"Anualmente, uma em cada 10 pessoas adoecem por doenças transmitidas por alimentos, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), e ao consumir um produto sem inspeção o consumidor corre o risco de se contaminar com bactérias, principalmente por Salmonella, Escherichia coli e Staphylococcus, causadoras de diarreia, vômito e infecção que podem levar a morte. Além disso, estabelecimentos clandestinos incorrem em crimes fiscais e ambientais", explica a médica veterinária Adriele Cardoso, gerente do Serviço de Inspeção Estadual (SIE).

Para garantir que o produto foi fabricado e armazenado conforme as legislações vigentes, o consumidor deve conferir o rótulo da embalagem, se este contém o selo de inspeção, que pode ser:

do Serviço de Inspeção Municipal (SIM)

do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) da Adepará

de Registro Artesanal da Adepará

do Serviço de Inspeção Federal (SIF)

ou do Sistema Brasileiro de Inspeção (Sisbi)

Serviço

Denúncias podem ser feitas pelos telefones (91) 3210-1101, 3210-1105, 3210-1121 ou 99392-4264.