Comitê de Elegibilidade abre caminho para Caio Paes de Andrade assumir a Petrobras

Comitê de Elegibilidade abre caminho para Caio Paes de Andrade assumir a Petrobras
Andrade deve substituir José Mauro Coelho, que pediu demissão na segunda-feira depois de ser pressionado pelo governo Jair Bolsonaro por causa do alta dos preços dos combustíveis. Edifício-sede da Petrobras, no centro do RJ

Marcos Serra Lima/g1

O Comitê de Elegibilidade da Petrobras abriu caminho nesta sexta-feira (24) para que Caio Paes de Andrade assuma o comando da estatal. Agora, a indicação do executivo será "deliberada pelo Conselho de Administração", informou a estatal em comunicado.

Cabe ao Comitê de Elegibilidade analisar a indicação de Andrade com base nas regras de governança da companhia e na legislação aplicável. Nesta sexta, os integrantes do comitê chegaram a conclusão de que não existem vedações para que o executivo assuma o comando da estatal.

Andrade foi indicado ao cargo pelo governo Jair Bolsonaro há um mês, mas a troca esbarrou nos trâmites legais definidos para a substituição.

Atual secretário de desburocratização do governo federal, Andrade vai substituir José Mauro Coelho no comando da companhia se seu nome for aprovado pelo Conselho de Administração. Mauro Coelho pediu demissão na segunda-feira (20) depois de ser pressionado pelo governo Jair Bolsonaro por causa do alta dos preços dos combustíveis.

Andrade será o quarto presidente da Petrobras indicado pelo governo Bolsonaro.

Saiba quem é Caio Paes de Andrade, indicado pelo governo para assumir a presidência da Petrobras

De olho na reeleição, Bolsonaro elevou o tom das críticas contra a administração da Petrobras e chegou a chamar de "estupro" o lucro da estatal.

Confira o perfil de Caio Mário Paes de Andrade, indicado para ser o novo presidente da Petrobras

Até a conclusão do processo de indicação de Paes de Andrade, a Petrobras será presidida interinamente pelo atual diretor de Exploração e Produção da companhia, Fernando Borges.