UE vai reduzir uso de pesticidas pela metade para evitar ecocídio

UE vai reduzir uso de pesticidas pela metade para evitar ecocídio

O plano pode levar cerca de um ano para se tornar legislação oficial e seria a primeira lei sobre biodiversidade desde 1992. Uma vez lei, os membros da UE terão um prazo de dois anos para criar planos para cumprir as metas da legislação que devem cumprir ou enfrentar ação legal.

“É um grande marco. Realmente tem o potencial de mudar nosso relacionamento com a natureza”, disse Ariel Brunner, da BirdLife Europe. “Em última análise, a diferença entre uma política eficaz e apenas propaganda é se você pode levar as pessoas aos tribunais por não fazerem o que precisam.”

Mas Brunner observou que a equipe da BirdLife Europe planeja revisar de perto o texto das propostas para brechas, que foram defendidas por lobbies agrícolas e florestais.

As propostas têm metas ambientais para uma variedade de ecossistemas, incluindo terras agrícolas, áreas urbanas, corpos d"água e florestas. Para áreas urbanas, não pode haver perda líquida de espaço verde ou cobertura de copas de árvores até 2030 e um ganho líquido de 10% de cobertura de copas de árvores até 2050. Nos rios, os membros da UE precisarão trabalhar na restauração das águas removendo barragens, enquanto as áreas marinhas exigirão o fechamento de pontos de pesca. Nas florestas, os estados membros precisam melhorar a conexão entre os fragmentos florestais.