Tribunal britânico decide que príncipe Harry foi difamado por jornal britânico

Tribunal britânico decide que príncipe Harry foi difamado por jornal britânico
Duque de Cambridge processa "Mail On Sunday" por reportagem da publicação segundo a qual o neto da rainha Elizabeth II trava uma batalha com o governo para manter sua proteção policial após ter deixado a família real para viver com Meghan Markle no Canadá. Harry e Meghan após missa pelo Jubileu de Platina da rainha Elizabeth II

TOBY MELVILLE / POOL / AFP

L

Um juiz da Suprema Corte de Londres decidiu nesta sexta-feira (8) que uma matéria de jornal sobre a batalha jurídica do príncipe Harry com o governo britânico sobre sua segurança é difamatória.

A decisão abre caminho para que Harry leve a acusação de difamação a julgamento.

Neto da rainha Elizabeth II, o duque de Cambridge está processando a Associated Newspapers, editora do jornal "Mail on Sunday", por difamação por um artigo em fevereiro que alegava que o príncipe havia tentado manter em segredo detalhes de sua disputa legal para restabelecer sua proteção policial, e que seus assessores tentaram então dar uma interpretação positiva a isso.

A Associated Newspapers negou que a matéria fosse difamatória, e uma audiência preliminar foi realizada no mês passado para determinar o que um leitor concluiria ser o significado "natural e comum" da reportagem do Mail.

Relembre a trajetória do casal Príncipe Harry e Meghan Markle até deixar a Família Real

"Estou convencido de que esses significados são difamatórios no direito comum", decidiu o juiz Matthew Nicklin.

Ele disse que a reportagem implicava que Harry havia buscado restrições de confidencialidade "de longo alcance e injustificadamente amplas" e era responsável por declarações feitas em seu nome, e não por sua equipe de relações públicas, como o jornal havia argumentado.

Um leitor também concluiria que o príncipe "foi responsável por tentar enganar e confundir o público quanto à verdadeira posição", disse Nicklin.

A decisão significa que Harry pode levar seu caso adiante, e o Mail terá a chance de apresentar uma defesa.

Leia também:

Príncipe Harry tenta recuperar sua proteção policial no Reino Unido

Príncipe Andrew, Meghan e Harry não são convidados para aparecer na varanda de Buckingham durante jubileu da Rainha