Rishi Sunak lidera primeira rodada de votação em disputa para premiê do Reino Unido

Rishi Sunak lidera primeira rodada de votação em disputa para premiê do Reino Unido
Ex-ministro das Finanças recebeu 88 votos e segue como candidato. Penny Mordaunt e Liz Truss também disputarão a segunda rodada. Ex-ministro das Finanças, Rishi Sunak, durante campanha para primeiro-ministro britânico

REUTERS/Henry Nicholls

O ex-ministro das Finanças britânico Rishi Sunak foi o mais votado na primeira rodada da eleição para suceder Boris Johnson como líder do Partido Conservador e primeiro-ministro do Reino Unido, nesta quarta-feira (13).

Parlamentares conservadores votaram para restringir a disputa entre os candidatos. Veja como foi o placar da primeira rodada entre os mais votados:

Rishi Sunak: 88 votos

Penny Mordaunt: 67 votos

Liz Truss: 50 votos

O atual ministro das Finanças, Nadhim Zahawi, e o ex-ministro Jeremy Hunt foram eliminados por serem os menos votados. Agora, os três acima voltam a disputar os votos dos deputados do Partido Conservador.

Leia também:

'Vou de cabeça erguida', diz Boris Johnson no Parlamento

Partido Conservador divulga lista oficial de candidatos

Um dos principais desafios é o combate à inflação, destaca especialista

Como funciona a eleição do primeiro-ministro

O líder do Partido Conservador, que tem maioria no parlamento britânico, também assume o cargo de primeiro-ministro do Reino Unido.

São feitas diversas rodadas de votação entre os deputados conservadores. A cada uma delas, os menos votados são eliminados da disputa. Quando restam apenas dois candidatos, todos os membros do partido podem participar da escolha e os votos são enviados pelo correio.

As datas são definidas por um grupo chamado Comitê de 1922. Segundo o presidente do comitê, Graham Brady, o cronograma para definir o substituto de Boris Johnson ficou da seguinte forma:

12 de julho: Os candidatos foram nomeados oficialmente neste dia. Eles precisam ter o apoio de pelo menos outros 20 deputados para participar da disputa.

13 a 21 de julho: Rodadas iniciais de eleição. Os deputados do Partido Conservador votam em seus candidatos. Os menos votados são eliminados até restarem apenas dois concorrentes.

21 de julho: O parlamento britânico entra em recesso.

Julho a setembro: A votação continua pelos correios, entre os dois candidatos finais. Nessa etapa, todos os membros do partido podem votar (são em torno de 180 mil pessoas).

5 de setembro: É anunciado o vencedor da disputa, que se tornará o novo líder do Partido Conservador e o novo primeiro-ministro britânico.

Entenda os escândalos que levaram à queda de Boris Johnson